RESERVA BIOLÓGICA DO TINGUÁ - RJ

Localização
Está localizada no estado do Rio de Janeiro, a 70 Km de capital e 16 Km do município de Nova Iguaçu, limite norte da Baixada Fluminense. Cinco estradas permitem o acesso à reserva, através de vila de Cava, distrito de Nova Iguaçu.

Superfície
26.000 ha.

Unidade de Proteção Integral.

RESERVA BIOLÓGICA DO TINGUÁ - RJ

Clima
  • O clima é tropical úmido, com temperaturas variando entre 15,7 e 27,7 graus em média.
  • A precipitação máxima ocorre nos meses de dezembro e fevereiro.
  • Possui um relevo acidentado, com escarpas sulcadas por rios torrenciais.
  • Destaca-se o maciço do Tinguá, uma montanha cônica com 1.600 m de altitude.

A unidade apresenta uma amostra representativa do ecossistema de Floresta Atlântica, com variação associada à diferentes faixas altimétricas. Espécies como jequitibás, sapucaias, guapuruvus, jatobás e quaresmeiras são encontradas, bem como orquídeas em grande abundância. A Reserva apresenta uma fauna bastante diversificada, destacando-se dois grupos: aves, com 296 espécies e anuros com 52 espécies.

Abriga o menor anfíbio do mundo já descrito: o sapo-pulga. Grandes mamíferos como a onça-parda e outras espécies ameaçadas de extinção, típicas de Floresta Atlântica, encontram refúgio na unidade.

Há grande pressão devido ao uso dos locais de captação de água e das cachoeiras próximas a unidade como área de lazer. Várias piscinas artificiais foram feitas por represamento, ao longo do Rio Tinguá.

A caça e extração de palmito também são muito praticadas na região da unidade. A proteção da unidade é de vital importância para a conservação dos mananciais responsáveis pelo abastecimento de parte do Rio de Janeiro e de quase 80% da Baixada Fluminense, com benefício direto para a população que utiliza este recurso.

Please Select Embedded Mode To Show The Comment System.*

Postagem Anterior Próxima Postagem