Reserva Biológica Santa Isabel | Sergipe

Reserva Biológica Santa Isabel | Sergipe

Reserva Biológica Santa Isabel | SergipeReserva Biológica Santa Isabel | Sergipe
Superfície
2.776 hectares e 45 km de extensão de praias.

Foi criado para proteger delicados ecossistemas costeiros compostos de dunas fixas e/ou móveis, manguezais e lagoas temporárias e permanentes. Além da importante ocorrência de tartarugas marinhas, é uma região de proteção a outras importantes classes de animais e vegetais.

Projeto Tamar
Na reserva Biológica de Santa Isabel está a sede do Projeto Tamar, criado nos anos 80 pelo Ibama, para preservar as espécies de tartarugas marinhas ameaçadas de extinção, que desovam no litoral brasileiro. Várias bases foram implantadas, merecendo destaque a de Pirambu.

O Estado de Sergipe é o maior sítio reprodutivo do Brasil da espécie Lepidochelys olivacea, conhecida como menor tartaruga do mundo. As bases de pesquisa em Sergipe totalizam 131 km de praias monitoradas.

Lepidocheys olivacea
Lepidocheys olivacea
Tartaruga Caretta carettaTartaruga Caretta caretta
Tartaruga Dermochelys coriaceaTartaruga Dermochelys coriacea

O Projeto Tamar promove passeios de barco pelo estuário do rio Japaratuba para se conhecer a rica flora e fauna do manguezal, e realiza junto à população local um trabalho de educação ambiental e de resgate do artesanato e da cultura regional.

Exemplo de como o homem pode contribuir para a recuperação e manutenção das espécies, o Projeto Tamar tem em Pirambu um dos seus principais centros de estudos das tartarugas marinhas.

Fonte: Ibama
www.megatimes.com.br
Postagem Anterior Próxima Postagem