ÁREA DE PROTEÇÃO AMBIENTAL (APA) ANHATOMIRIM - SC

Tucuxi - Sotalia fluviatilis

Assegurar a proteção das populações residentes de boto da espécie Sotalia fluviatilis, a sua área de alimentação e reprodução, bem como a de remanescentes da Floresta Pluvial Atlântica e fontes hídricas de relevante interesse para a sobrevivência das comunidades de pescadores artesanais da região. Foi criada pelo decreto nº 528 de 20.05.1992.

A unidade foi criada por solicitação do arquiteto André Ferreira, devido a presença de golfinhos da espécie Sotalia fluviatilis e do remanescente de Floreta Atlântica. Está área já foi uma antiga armação baleeira, a maior do sul do Brasil. É colonizada por descendentes de açorianos. O nome da APA é devido a ilha de mesmo nome. Nesta ilha existe uma fortaleza que foi edificada pelos portugueses por volta de 1735, a qual virou prisão política na época de Floriano Peixoto.

Possui uma área de 3.000 ha e perímetro de 30 Km. Está localizada no estado de Santa Catarina, no município de Governador Celso Ramos. O acesso pode ser feito através da BR-101, em direção a Celso Ramos; ou por via marítima, pela Baía Norte, que é a mais procurada pelos turistas. A cidade mais próxima à unidade é Celso Ramos que fica a 34 Km de distância da capital.As atrações mais procuradas pelos turistas são os passeios de embarcação com escunas, que fazem o percurso até as fortalezas de Santo Antônio, na ilha de Ratones Grande e na Fortaleza de Santa Cruz, na ilha de Anhatomirim, com passagem pela Baía dos Golfinhos.

A porção continental da APA, pelo contrário, possui expressiva cobertura de floresta atlântica. O total da área abrangida é de 3.000 ha. Esta unidade de conservação inclui também uma pequena porção marinha, para proteger uma população do golfinho Sotalia fluviatilis que vive nas enseadas da região.

A atividade turística de visitação para observação dos golfinhos ("dolphin-watching"), quando em excesso e sem regulamentação, tem causado perturbações a estes animais. Tal fato tem gerado protestos de pesquisadores e ambientalistas, que sugerem até mesmo a proibição deste tipo de atividade, caso regras rígidas de regulamentação não sejam adotadas.

Fortaleza de Santa Cruz - Ilha de Anhatomirim
Fonte:Ibama

Please Select Embedded Mode To Show The Comment System.*

Postagem Anterior Próxima Postagem