ESTAÇÃO ECOLÓGICA DE ARACURI - RS

ESTAÇÃO ECOLÓGICA DE ARACURI - RS

Objetivos da Unidade
Proteger amostra representativa do ecossistema de araucária (Araucaria angustifolia) e de uma das espécies de psitacídeos mais ameaçadas de extinção, o papagaio charão (Amazona pretrei).

Área da Unidade

277 ha.

Clima
É favorecido por um clima temperado sem períodos secos, o que junto com o solo permeável concorre para o aparecimento do pinheiro brasileiro. Na época do inverno as temperaturas podem atingir a mínima de 6º C negativos.

Relevo

A região está situada no planalto sul-Rio-Grandense, com altitude de 700 m, apresentando relevo ondulado.

Vegetação
A paisagem é marcada pela presença da araucária (Araucaria angustifolia), compondo com outras espécies, no conjunto, a fisionomia conhecida como "Mata Redonda". Tal fisionomia é realçada na paisagem pela presença de grandes espaços ocupados por vegetação herbácea que recebe o nome de campos de cima da serra. A zona de transição entre o campo e a mata é evidenciado pela presença de espécies como a aroeira, salsa, a aroeira de campo, o branquilho etc. Verifica-se ainda a presença de xaxim, de ocorrência rara.

Fauna
Além da presença do papagaio-charão, foram identificadas 104 diferentes espécies de aves, inclusive a gralha azul. Também ocorrem mamíferos como o macaco-bugio, veado, lebre, anta, capivara, tatu, entre outros.

Fonte: Ibama

Please Select Embedded Mode To Show The Comment System.*

Postagem Anterior Próxima Postagem