PARQUE ESTADUAL DO TURVO - RS

PARQUE ESTADUAL DO TURVO - RS

O Parque Estadual do Turvo foi o primeiro parque criado no Rio Grande do Sul (1947) e a sua principal atração é o Salto do Yucumã, a maior queda longitudinal do mundo, com 1.800 metros de extensão. O Parque tem uma área de 17.491 hectares e fica às margens do rio Uruguai. O Salto fica, na realidade, em solo argentino, mas são os brasileiros que têm o privilégio de se deslumbrar com suas quedas, que aparecem de acordo com as cheias do rio.

É o último reduto da onça-pintada no Estado do Rio Grande do Sul, abrigando também outros animais ameaçados de extinção como o puma, a anta e o cateto. Mais de duzentas espécies de aves também fizeram do Parque do Turvo a sua morada, como o pica-pau-rei.

Primeiro parque do Estado
O Parque Florestal Estadual do Turvo é administrado pela Secretaria de Agricultura do Rio Grande do Sul. Foi o primeiro parque criado no Rio Grande do Sul, em março de 1947, e também está entre os mais estudados por diversas universidades do Estado.

Jaguar

O jaguar, chamado na região de onça e até de pantera, é um de seus personagens mais raros. Alimenta-se de animais menores, mudando-os de acordo com a sua ocorrência. Quando um escasseia, passa a predar o outro. Gosta muito do porco do mato, mas também tem uma certa preferência pelo tapeti, parecido com uma lebre.

Num Estado onde restaram muito poucas matas, parece impossível que tenham sobrado jaguares, livres para caçarem seus porcos do mato ou tapetis, mas ainda ficaram alguns exemplares, talvez até dez ou um pouco mais, protegidos graças à vasta área do parque.

Com a suçuarana (um puma) e a anta, esses jaguares (foto no alto da página) detêm uma marca lamentada pelos defensores do meio ambiente: não existem em nenhum outro lugar do Estado, na quantidade necessária para assegurar-se a sua preservação.

Capivaras, veados de diversas classificações, lontras, gatos do mato, jaguatiricas, graxains, bugios, entre outros animais, estão entre os mamíferos, enquanto alguns tipos de tucanos, periquitos, macucos, o urubu-rei, a jacutinga, a arara maracanã, destacam-se entre as aves.

Fonte: Sema

Please Select Embedded Mode To Show The Comment System.*

Postagem Anterior Próxima Postagem