Parque Estadual das Auracárias | Santa Catarina

Parque Estadual das Auracárias | Santa Catarina

Parque Estadual das Auracárias | Santa Catarina

Bioma
Floresta de Araucárias

Área
612 ha.

Unidade de Proteção Integral

Um dos últimos redutos de araucárias no Oeste do Estado de Santa Catarina, a Fazenda São Domingos, interior do município de São Domingos, na divisa com o Paraná, foi transformada no mais novo parque florestal do Estado - o primeiro dedicado exclusivamente à mata de araucária.

O local conta com pelo menos 10 mil árvores, remanescentes de reservas nativas e plantios promovidos pela fazenda, que mantinha uma indústria madeireira. Um grupo de biólogos constatou a existência de 227 espécies de aves e 24 espécies de mamíferos, muitos deles em extinção, como o gato-do-mato e o negrinho-do-mato. Na parte vegetal, além das araucárias (Araucaria angustifolia) e de outras espécies de árvores nativas, a reserva abriga dezenas de exemplares de xaxim (Dicksonia sellowiana), também ameaçada de extinção.

Parque Estadual das Auracárias | Santa CatarinaO objetivo da criação dessa unidade de conservação é ajudar a evitar o desaparecimento das florestas de araucárias. Essas árvores já dominaram as terras da região, mas foram quase dizimadas, em pouco mais de 80 anos de extrativismo.

Pelos cálculos da Fatma, da cobertura original existente nos três Estados do Sul, apenas 5% das araucárias ainda resistem, e apenas 0,22% estão protegidas em parques.

www.megatimes.com.br
www.klimanaturali.org
Postagem Anterior Próxima Postagem