Parque Estadual Vila Rica do Espírito Santo | Paraná

Parque Estadual Vila Rica do Espírito Santo | Paraná

Parque Estadual Vila Rica do Espírito Santo | Paraná

Localização
Região Sul
Estado Paraná
Município de Fênix

Bioma
Floresta Atlântica e Floresta Estacional Semidecidual

Área
353,86 ha

Criação
Decreto 17.790 (17/06/1965)

Unidade de Proteção Integral

Parque Estadual de Vila Rica do Espírito Santo: Primeiro Parque Estadual, contém as ruínas de Vila Rica do Espírito Santo, tombadas pelo Patrimônio Histórico em 1948 pela Lei Estadual nº 33.
Em 1965 a área foi declarada Reserva Florestal Estadual por meio do Decreto nº 17.790 de 17 de junho de 1965, que foi transformada em Parque pelo Decreto Estadual nº 6.125 de 16 de fevereiro de 1983, sendo denominada atualmente de Vila Rica do Espírito Santo.

Com uma área de 353,68 hectares, preserva um dos últimos remanescentes da pujante floresta tropical, muito rara em toda a região. Refúgio de raros exemplares da fauna e flora, a floresta abriga da extinção o Urubu Rei, a Juruva, o Gavião Carijó, o Jacu, e outras espécies.

Villa Rica foi a terceira comunidade fundada por espanhóis no oeste do Estado e recebeu este nome porque os espanhóis confundiam os cristais de rochas (ágatas), comuns na região, com pedras preciosas. Ali os índios foram pacificados e catequizados pelos jesuítas espanhóis, viviam do cultivo de alimentos e da extração da erva mate, até serem dizimados pelos bandeirantes.

Urubu ReiUrubu Rei

Os padres que resistiram foram chacinados, as aldeias foram queimadas e os índios que sobreviveram escravizados. Assim terminou o domínio espanhol em toda a região que lhes fora conferida pelo Tratado de Tordesilhas, que colocara o atual território paranaense, a oeste de Paranaguá, fora dos limites da coroa portuguesa. As bandeiras paulistas aumentaram o território brasileiro, mas o preço desse progresso foi alto: apenas os trabalhos manuais dos índios sobreviveram para contar esta história.

Na década de 1920, Andrade Muricy visitou as ruínas da vila, produzindo eloqüente relato. As ruínas da Vila Rica foram tombadas pelo Patrimônio Histórico. Além da beleza da floresta, dos animais e plantas encontrados nas trilhas o parque dispõe ainda de: museu com achados arqueológicos; centro de visitantes; lagos; quiosques.

O Parque Estadual de Vila Rica do Espírito Santo (PEVR) foi criado em 1955 em função do seu valor histórico e arqueológico inestimáveis, pois ali estão localizadas as ruínas de Villa Rica del Espiritu Santu, uma das 16 comunidades jesuíticas espanholas fundadas nos séculos XVI e XVII, e que deram origem ao seu nome.

JuruvaJuruva
Gavião carijóGavião carijó
JacuJacu

Quem coordena as escavações e pesquisas nos sítios arqueológicos do parque é o Museu Paranaense. Parte das cerâmicas e artefatos dos índios Guarani encontrados no local é exibida no museu que funciona dentro do parque. A região foi tão movimentada que até hoje é possível encontrar fragmentos e até objetos indígenas inteiros nas plantações e margens dos córregos na região. Como foi o caso da urna funerária encontrada há 15 anos com o esqueleto, incluindo os dentes de ouro do falecido. Hoje a urna encontra-se exposta no museu do parque, junto com outros objetos da redução que ocupava uma área urbana de 300 mil metros quadrados.

www.megatimes.com.br
www.klimanaturali.org
Postagem Anterior Próxima Postagem