Parque Estadual de Porto Ferreira | São Paulo

Parque Estadual de Porto Ferreira | São Paulo

Parque Estadual de Porto Ferreira | São Paulo
Localização
Município de Porto Ferreira.

Unidade de Proteção Integral.

Possui uma área de 611,55 hectares com vegetação natural que compreende a Floresta Latifoliada Tropical Semidecidual (Mata Atlântica de Interior), Cerrado e Mata Ciliar, preservando uma riquíssima diversidade de espécies da flora e fauna que são características desta região, com muitas delas ameaçadas de extinção.

A flora se destaca pela presença e exuberância de árvores de grande porte como um Jequitibá-rosa (Cariniana legallis) de 3,20 m de diâmetro e cerca de 40 m de atura. Tem-se ainda a figueira, o cedro, a peroba, o jatobá, o araribá, o guatambú, entre outras.

Jequitibá RosaJequitibá Rosa

A diversidade da vegetação serve de refúgio para a fauna onde são encontrados o cachorro-mão-pelada, urubu-rei, veado-campeiro, macaco-prego, cotia, coati, pato-do-mato, capivara e outras, destacando-se o lobo-guará - espécie ameaçada de extinção.

Lobo GuaráLobo Guará

Atualmente a região de Porto Ferreira possui cerca de 6% de suas matas primitivas, sendo a maior parte constituída pelo Parque Estadual de Porto Ferreira. Neste cenário o Parque preserva aspectos do que era a região antes da sua ocupação.

www.megatimes.com.br
www.geografiatotal.com.br
Postagem Anterior Próxima Postagem