Parque Estadual da Ilha do Cardoso | São Paulo

Parque Estadual da Ilha do Cardoso | São Paulo

Parque Estadual da Ilha do Cardoso | São Paulo

Localização
Município de Cananéia.

Superfície
15.100 hectares.

Características
Todos os tipos de vegetação da Mata Atlântica costeira que proporcionam uma variedade extraordinária de ambientes e uma alta diversidade biológica.

O PEIC integra o Complexo Estuarino Lagunar de Iguape-Cananéia-Paranaguá, que se estende pelo litoral desde Peruíbe (SP) até Paranaguá (PR). É considerado um dos maiores criadouros de espécies marinhas do Atlântico sul, sendo prioritária a sua conservação.

As praias, os costões rochosos e as dunas podem ser vistos na face da ilha que recebe as águas do oceano, onde se encontram as praias do Itacuruçá, Ipanema, Cambriú, Fole Pequeno, Foles, Lages e Marujá. Os manguezais se formam no Canal do Ararapira e na Baía de Trapandé, na face ocidental da ilha. Além disso, uma extensa restinga cobre a maior parte da planície litorânea da Ilha.

Existem seis comunidades caiçaras no Parque. Com forte influência cultural indígena, desenvolveram um apurado conhecimento da natureza. São formadas em sua maioria por pescadores que, atualmente, têm o turismo como fonte substancial de renda.

Parque Estadual da Ilha do Cardoso | São PauloSão encontrados numerosos sambaquis (sítios arqueológicos), ruínas da ocupação humana a partir do período colonial e um marco do tratado de Tordesilhas, que também garantem grande importância histórica ao Parque.

www.megatimes.com.br
www.geografiatotal.com.br
Postagem Anterior Próxima Postagem