Parque Estadual do Jurupará | São Paulo

Parque Estadual do Jurupará | São Paulo

Parque Estadual do Jurupará | São Paulo
Localização
Municípios: Ibiúna e Piedade.
Coordenadas geográficas: 23° 50' A 24° 02' Lat S - 47° 13' A 47° 23' Long W.

Bioma
Floresta Atlântica.

Altitude: Variável, de 700 a 1.119 metros.

Superfície
26.250,47 ha.

Unidade de Proteção Integral

Seu interior abriga uma Comunidade Nativa Tradicional Caipira que vive na região há pelo menos 200 anos. Seus integrantes são originários do sul do País e hábeis artesãos. Produzem ainda hoje utensílios como cestas de cipó, balaios de taquara e esteiras de taboa.

Parque Estadual do Jurupará | São PauloSerra do Paranapiacaba
Serra do Paranapiacaba

Apresenta um forte relevo montanhoso, típico dos contrafortes da Serra do Mar, por conseguinte fazendo parte do Planalto Atlântico. O Planalto é originário do Sistema Cristalino Brasileiro, formado no período Arqueano.

Parque Estadual do Jurupará | São PauloTodo o limite da área é demarcado por rios: Rio do Peixe, Ribeirão Grande, Ribeirão da Vargem e o Rio Juquiá. Seu interior tem uma infinidade de nascentes, sendo cortado por diversos ribeirões e riachos.

A abundância de mananciais da região é representada pela existência de quatro hidrelétricas. A primeira a ser instalada na década de 30 foi a Hidrelétrica Jurupará, as demais foram instaladas na Cachoeira do França, Cachoeira da Fumaça e na Represa da Barra, respectivamente nas décadas de 50, 60 e 80.

Todas hidrelétricas pertencem a Companhia Brasileira de Alumínio (CBA) e mantêm até hoje suas atividades no limite do Parque.

Cachoeira da FumaçaCachoeira da Fumaça

Flora

A cobertura florestal da região é abrangida pela vertente atlântica da Serra do Paranapiacaba, constituída de Floresta Latifoliada Tropical Úmida de Encosta, com grande diversidade e rica em cipós, orquídeas, bromélias e palmito.

Fauna
Tem uma rica fauna com várias espécies de pássaros e mamíferos, muitos ameaçados de extinção, como o mono-carvoeiro, a jaguatirica, o bugio, a suçuarana, a preguiça e outros.

Trilha do Parque JuruparáTrilha do Parque Jurupará

Postagem Anterior Próxima Postagem