Tubarão-Dorminhoco-do-Pacífico | Somniosus pacificus

Tubarão-Dorminhoco-do-Pacífico | Somniosus pacificus 


Descrição e Comportamento
O Tubarão-Dorminhoco-do-Pacífico (Somniosus pacificus), como é mais conhecido, pacificus Somniosus (Bigelow e Schroeder, 1944), é um tubarão de águas profundas. O Tubarão Somniosus pacificus macho atinge cerca de 4,4 m de comprimento e 4,3 m a fêmea. Acredita-se que esta espécie pode atingir até 7 m. O tubarão-dorminhoco do Pacífico é de cor cinza escuro ao preto, com barbatanas azul e preta. O focinho é curto e arredondado, o corpo é cilíndrico, e as duas nadadeiras dorsais são iguais no tamanho. A primeira barbatana dorsal é mais perto da nadadeira pélvica do que as barbatanas peitorais. Pequenas aletas precaudal também são presentes e a barbatana caudal é assimétrica, com um lobo ventral bem desenvolvida.

Tubarão-Dorminhoco-do-Pacífico (Somniosus pacificus)

Habitat
Tubarão-Dorminhoco-do-Pacífico (Somniosus pacificus), pode ser encontrado em águas temperadas entre 70 ° N-47 ° S, no Pacífico Norte do Japão, ao longo da costa da Sibéria para o Mar de Bering e no sul da Califórnia, EUA, Baja Califórnia e México. Há alguns relatados de que foram vistos no Pacífico Sul. Nas águas da Australásia, o tubarão-dorminhoco do Pacífico é encontrado a partir dos montes submarinos ao sul da Tasmânia, ao Planalto Challenger a leste da Nova Zelândia e, possivelmente, a Ilha Macquarie. No sudoeste do Atlântico são vistos na costa do Uruguai.

Esta espécie habitam plataformas continentais e as encostas. Nas latitudes mais elevadas, o tubarão-dorminhoco do Pacífico pode ser encontrado no litoral e até mesmo áreas entremarés, em latitudes mais baixas, a profundidade em que vivem varia até 2000 m de profundidade.

Tubarão-Dorminhoco-do-Pacífico | Somniosus pacificus Comportamento Alimentar (Ecologia)
Tubarão-Dorminhoco-do-Pacífico (Somniosus pacificus)s, se alimenta de peixes, polvos, lulas (incluindo a lula gigante e seus parentes ainda maior, a lula colossal), caranguejos e tritões, e ocasionalmente com focas e eventualmente são carniceiros.

História de Vida
Tubarão-Dorminhoco-do-Pacífico (Somniosus pacificus), é ovovivíparo. Os filhotes medem cerca de 42 centímetros de comprimentos.

Ovovíparo: os ovos são retidos dentro do corpo da fêmea, onde o embrião se desenvolve, recebendo alimentação de um saco vitelino. Este é o método de reprodução para "levando-live" peixes onde os filhotes saem de cápsulas de ovos dentro do útero da mãe e nasceram logo depois. Também conhecido como vivíparos aplacentário.

www.megatimes.com.br
www.geografiatotal.com.br
Postagem Anterior Próxima Postagem