Tubarão-Martelo-Grande | Sphyrna mokarran

Tubarão-Martelo-Grande | Sphyrna mokarran 

Nome Científico: Sphyrna mokarran
Tamanho: 4 a 6 metros

O Tubarão-Martelo-Grande (Sphyrna mokarran) é a maior espécie de tubarão-martelo, atualmente considerada em risco de extinção.

O Tubarão-martelo-grande (mokarran Sphyrna) é amplamente distribuído em toda zona tropical do planeta. Suas barbatanas são altamente valorizadas no mercado mundial. Essa espécie de tubarão só reproduz uma vez a cada dois anos. Geralmente considerado como solitários, o tubarão-martelo-grande são pouco abundantes onde quer que ocorra.

Tubarão-Martelo-Grande | Sphyrna mokarran

Habitat e Ecologia
O Mokarran Sphyrna vive nas zonas costeiros e semi-oceânicas tropicais ocorrendo, também, próximo às ilhas no alto mar, ao longo das plataformas continentais, ilhas, em lagoas de atóis de coral, bem como sobre águas profundas perto dos continentes, em profundidades que variam de perto da superfície de mais de 80 m (Compagno em prep. b).

Tubarão-Martelo-Grande | Sphyrna mokarran
O tamanho máximo tubarão-martelo-grande 5,50 a 6,10 m, apesar de ser mais comum adulto macho ter 4 metros.

O tubarão-martelo-grande é vivíparo, com uma placenta vitelina, gerando, em uma ninhada variando entre 6 e 42 filhotes, após uma gestação de 11 meses. Tamanho dos milhotes ao nascer é de 50 a 70 cm. Os filhotes nascem no final da primavera a cada dois anos no Hemisfério Norte, e entre dezembro e janeiro, no final do verão no Hemisfério Sul, exceto na Austrália e Oceania (Compagno, 1994). A dieta inclui peixes, crustáceos e cefalópodes.

www.megatimes.com.br
www.geografiatotal.com.br
Postagem Anterior Próxima Postagem