Aves extintas podem explicar divisão de continentes da Terra

Aves extintas podem explicar divisão de continentes da Terra

Aves extintas podem explicar divisão de continentes da Terra
Reuters em Londres

Uma luz sobre como o Gondwanaland, o megacontinente que deu origem aos atuais, se dividiu pode ser obtida depois que cientistas espanhóis e britânicos sequenciaram o DNA de pássaros extintos.

Alan Cooper da universidade de Oxford, junto com uma equipe de pesquisadores que trabalharam com ele, mapeou trechos de DNA de células de dois moas, grandes aves da Nova Zelândia e um extinto parente das emas e dos avestruzes da ilha de Madagascar.

"Nós determinamos o primeiro mapeamento de genoma mitocondrial de um animal extinto", disse Cooper no estudo divulgado na revista científica Nature.

Os cientistas usaram DNA de mitocôndrias, unidades celulares responsáveis pela produção de energia da células retiradas de ossos fossilizados, e as comparou às sequências similares de avestruzes, emas e galinhas para determinar como as aves que não podem voar evoluíram.

A pesquisa mostrou que o moa e o kiwi evoluíram de diferentes migrações de animais na Nova Zelândia.

Os cientistas também acreditam que as linhagens de pássaros podem oferecer pistas sobre a divisão do Gondwanaland, que deu origem à África, Austrália, Nova Zelândia, América do Sul e Antártica.

Calculando como e quando os pássaros evoluíram, Cooper e sua equipe acreditam que seu estudo pode apoiar teorias de que grandes "passagens" existiram entre a Austrália, a Antártica e a região Indo-Madagascar.

"Tal ligação terrestre pode ter permitido emas e avestruzes a entrarem em Madagascar e a migrarem para a Eurásia através da Índia", disse Cooper.

A teoria pode também explicar a dispersão de outras espécies de animais terrestres entre a América do Sul e Antártica, e entre a Eurásia e a África.

www.megatimes.com.br
Postagem Anterior Próxima Postagem