Guaiamum (Cardisoma guanhumi)

Guaiamum (Cardisoma guanhumi)

Características: O Guaiamum (Cardisoma guanhumi) é um caranguejo de grande porte, pode chegar a mais de 11 cm de carapaça e de pesar mais de 500 g. O macho apresenta uma garra bem maior que a outra. G arras extremamente fortes capazes de quebrar carapaças de outros crustáceos. Coloração azulada ou acinzentada. As puãs são esbranquiçadas, sem pêlos nas pernas.

Habitat: restingas e manguezais.

Ocorrência: mais comuns no Nordeste do Brasil, mas podem ser encontrados em todo o litoral do Brasil.

Hábitos: fazem tocas no lodo para se abrigarem . Esses buracos são cavados até a linha d'água, e no fundo de cada buraco existe uma pequena piscina. Cada goiamu tem seu próprio buraco e estes não tem comunicação entre si. Conseguem respirar dentro e fora da água, mas passam a maior parte do tempo fora da água. São totalmente inofensivos e frágeis.

Alimentação: folhas e frutos, mas também podem comer insetos, animais mortos, ou qualquer outro alimento que possam carregar para seu buraco, detritos encontrados no lodo e podem capturar outros caranguejos na falta de alimento.

Guaiamum (Cardisoma guanhumi)

Reprodução: atinge a maturidade sexual com 4 anos. O ciclo reprodutivo é totalmente ligado às estações quentes do ano e as fases da lua. Os machos cortejam a fêmea e a fertilização é interna. As fêmeas carregam os ovos consigo por aproximadamente duas semanas. Em noite de lua cheia do verão as fêmeas migram juntas para o mar para liberar as larvas recém eclodidas para o mar, que dependem da água salgada para sobreviver.

Ameaças: devido sua excessiva captura e destruição de seu habitat está ameaçada de extinção.

Fonte: www.megatimes.com.br
Postagem Anterior Próxima Postagem