POTENCIAL BIÓTICO - CONCEITOS GERAIS SOBRE POTENCIAL BIÓTICO


Em biologia denomina-se potencial biótico à capacidade máxima de reprodução de uma espécie biológica, determinada entre outros fatores pela duração do ciclo de vida dessa espécie e o tamanho de sua prole, sob condições ambientais óptimas. A expressão do potencial é limitado por qualquer condição ambiental que iniba o aumento da população. Uma espécie que atinga o seu potencial biótico terá um crescimento populacional exponencial pelo que se dirá que tem uma fertilidade elevada.

Conceitos
  • Capacidade potencial de uma população para aumentar seu número de indivíduos em condições ideais, ou seja, sem que nada impeça esse aumento
  • Capacidade de reprodução de uma população
  • Capacidade de aumentar o número de indivíduos em certa área, em condições favoráveis
  • Traduz a capacidade das espécies para o crescimento e distribuição da sua população
Potencial biótico e resistência ambiental
Potencial biótico é a possibilidade que a população encontra de sobrevivência em um ambiente propício.

A resistência ambiental é o que impede que as populações cresçam conforme o seu potencial biótico, trata-se dos fatores que limitam o crescimento, tais como espaço, clima, alimento, competição, parasitismo e predação.

POTENCIAL BIÓTICO = NATALIDADE FISIOLÓGICA + CAPACIDADE DE SOVREVIVÊNCIA

Apesar de muitas espécies apresentarem um potencial biótico elevado como os insetos, peixes, ostras entre outras, ao longo do tempo as populações mantêm-se constantes devido à ação da resistência ambiental.

Dá-se o nome de resistência ambiental ao conjunto de fatores que se opõe ao potencial biótico, que faz com que o tamanho das populações permaneça relativamente constante.

Os principais fatores de resistência ambiental regulam, portanto, o tamanho das populações.

Para determinar a resistência ambiental calcula-se a diferença entre a taxa teórica de crescimento de uma população sob condições ideais (potencial biótico) e a taxa real observada na natureza.

Bibliografia
  • http://www.fontedosaber.com
  • http://www.colegioweb.com.br
  • http://pt.wikipedia.org
Postagem Anterior Próxima Postagem