PÁSSAROS E AVES DA FAMÍLIA TURDIDAE

TORDO-DA-ILHA-DE-IZU, AVE DA FAMÍLIA TURDIDAETordo-Da-Ilha-de-Izu e Melro-Vinho-da-Ilha de Lord Howe, Ave da Família Turdidae

Tordo-da-Ilha de Izu (Turdus celaenops)

Classificação científica
Reino: Animalia
Filo: Chordata
Classe: Aves
Ordem: Passeriformes
Família: Turdidae
Gênero: Turdus
Espécie: T. celaenops
Nome Binomial: Turdus celaenops (Stejneger, 1887)

O Tordo-da-Ilha de Izu (Turdus celaenops) é uma espécie de ave da Ilha de Izu no Japão com uma pequena população, em rápido declínio, como resultado dos altos níveis de predação de ninhos, provavelmente agravado pela perda de habitat. Por isso, qualifica-se como vulneráveis​​.

Distribuição
O Sabiá Izu é endêmica no Japão, onde se reproduz nas ilhas Izu e no norte da Ilhas Nansei Shoto. A maioria da sua população residente nas ilhas Izu entre Oshima no norte e Aoga-shima, no sul, mas algumas aves migram para a Ilha de Honshu durante o inverno. Há também registros de um pequeno número de ilhas do norte Nansei Shoto (Osumi-shoto e Tokara-retto), onde existe uma pequena população isolada de aves com o nome de Turdus yakushimensis celaenops (Ogawa 1905 in Austin and Kuroda 1953).

População
Austin e Kuroda (1953) descreveu esta espécie como "bastante comum"na ilha Izu, e "abundante " na ilha Miyake-jima, jima Mikura e das ilhas menores do sul, especialmente em Aoga-shima, onde não era " caçados e incomodados ", mas foi" escasso e muito selvagens "nas ilhas do norte. Era uma ave "comum" em Miyake-jima, onde 23 foram contados em um dia "típico" (Moyer, 1957). Em junho de 1973, esta espécie foi encontrada em densidades de 5,7 e 3,8 animais por km no Para-shima, 0,7 km de aves por Nii-jima, 2,5 aves por km em Kozu-shima, 10,0 e 13,0 por aves km no Miyake-jima, 7,3 aves por km em Mikura-jima, 2,5 e 1,7 animais por km em Hachijo-jima e 12,5 e 13,8 aves por km em Aoga-shima (Higuchi 1973a). Dado que a área total das ilhas Izu é apenas c.300 km (JT Moyer em litt. 1996, Stattersfield et al. 1998), é improvável que a população desta espécie nunca exceder mais que alguns milhares de indivíduos. O sucesso reprodutivo diminuiu desde o aparecimento das doninhas da Sibéria (Siberian Mustela sibirica) que foram introduzidas nas ilhas Izu (Takagi e Higuchi, 1992), e as erupções recentes vulcânicas não pode ter melhorado a situação em Miyake-jima, onde a espécie é (ou era) a sua maior densidade. A situação em Shoto Nansei ainda não pode ser definida. Não parece ter havido registros da ave na maior ilha conhecida como Yaku Shima, desde 1950 (mas não se sabe se isso reflete a falta de aves ou falta de observadores das aves), enquanto todos os outros registros são de aves muito pouco conhecidas nas últimas duas décadas.

Ecologia

Ocorrência do Tordo-da-Ilha-de-Izu, no Japão
Ocorrência do Tordo-da-Ilha-de-Izu, no Japão
Habitat
Esta espécie ocorre é solitário ou em pequenos bandos de aves 03/02 (Uchida, 1949). Habita florestas de caducifólias, e alimenta ao longo de estradas, em campos cultivados, e em quintais e jardins, quando não perturbadas (Austin e Kuroda 1953). O Turdus celaenops prefere florestas com copas bem desenvolvidas e uma camada de arbustos esparsos, e que muitas vezes evita florestas deciduais com bosque de bambu (Uchida 1949, Takagi e Higuchi, 1992). O Turdus celaenops ocorre em uma variedade de habitats em Miyake-jima, mas é considerada particularmente abundantes nas florestas de camélia (Moyer, 1957). Em Nakano-shima nas ilhas Tokara seus habitats foram semelhantes aos das ilhas Izu, mas em Yaku-shima, seu habitar é associado a Rhododendron zimbro na zona de floresta mista superior (Brazil, 1991).

Alimentação
O Turdus celaenops Alimenta-se de frutos, sementes e invertebrados; no verão, principalmente de invertebrados (Uchida 1949, Austin, e Kuroda 1953). Nas florestas de louro, o número de Turdus celaenops forrageando no chão, é o maior nos meses de março e julho, quando seu principal alimento, as lagartas, são escassas na copa das árvores, mas em Abril e Maio ocorre com maior frequência (Takagi e Higuchi, 1992). O principal alimento dos filhotes são as minhocas (64,2% de sua dieta), insetos (13,6%) e centopeias (9,9%) (Yamamoto et al. 1996).

Melro Vinho da Ilha de Lord Howe (Turdus poliocephalus vinitinctus)Melro-Vinho-da-Ilha de Lord Howe (Turdus poliocephalus vinitinctus)

Classificação científica
Melro-Vinho-da-Ilha de Lord Howe (Turdus poliocephalus vinitinctus)Reino: Animalia
Filo: Chordata
Classe: Aves
Ordem: Passeriformes
Família: Turdidae
Gênero: Turdus
Espécie: T. poliocephalus
Subespécie: T. p. vinitinctus
Nome trinomial: Turdus poliocephalus vinitinctus (Gould, 1855)

Synonyms
Turdus xanthopus vinitinctus

Melro-vinho da Ilha de Lord Howe (Turdus poliocephalus vinitinctus) também conhecido como melro-vinho colorido, é uma subespécie extinta da espécie Turdus poliocephalus. Foi uma espécie de ave endêmica na ilha de Lord Howe,ilha australiana no mar da Tasmânia, onde era também chamado de Doutor ou Bird Ouzel pelos ilhéus.

Características

A espécie tinha um comprimento de 22,9 cm. A cabeça era marrom verde-oliva. As partes superiores de cor castanha. Asas e cauda marrom escuro. A parte inferior da cabeça era marrom escuro com um tom verde-oliva e parte de cor castanha.

Extinção

Melro-vinho da Ilha de Lord Howe era muito comum na ilha até 1906, mas sua população começou a diminuir a partir de 1913 devido a ocupação da ilha pelo homem, cães, gatos, caprinos e suínos. Quando o SS Makambo naufragou na ilha Lord Howe em junho de 1918 animais escaparam do navio e invadiram a ilha. Com a ocupação de espécies predadoras o Melro-vinho da Ilha de Lord Howe foi extinto no prazo de seis anos.

Espécimes do Melro-vinho da Ilha de Lord Howe (Turdus poliocephalus vinitinctus) estão expostos no museu em Leiden (Países Baixos), Tring (Reino Unido), Berlim, Nova York, Washington e Sidney.

Bibliografia
  • Greenway, J. C. Extinct and Vanishing Birds of the World, 1967
  • Day, D. The Doomsday Book of Animals, 1981
  • Luther, D. Die ausgestorbenen Vögel der Welt, 1986
  • http://en.wikipedia.org

Referêrencias Bibliográficas
  • BirdLife International (2004). Turdus celaenops. 2006. IUCN Red List of Threatened Species. IUCN 2006.
  • Turdus celaenops". Integrated Taxonomic Information System
  • www.megatimes.com.br
Postagem Anterior Próxima Postagem