PÁSSAROS E AVES DA FAMÍLIA CAPRIMULGIDAE

Bacurau ou Curiango (Caprimulgus cayennensis)

Bacurau ou Curiango e Acurana - Aves da Família Caprimulgidae


Bacurau ou Curiango (Caprimulgus cayennensis)

Características: mede em torno de 35 cm. Caracterizam-se por terem a unha do dedo médio provida de um verdadeiro pente em miniatura. O colorido predominante é o ferrugíneo e a cor de canela, sobre fundo cinzento com ondulações e desenhos de escamas escuras.

Habitat: gosta de lugares quentes.

Ocorrência: no mundo inteiro, principalmente na América do Sul (incluindo o Brasil), América Central (até o México).

Hábitos: noturnos. Dormem em árvores, normalmente em tronco oco ou em árvores velhas e no chão. Constroem o ninho no solo, protegido por moitas, sem muito cuidado. Quando está descansando fica tão imóvel que muitas vezes é confundido com os galhos da árvore onde está.

Alimentação: caçam durante a noite voando com a boca aberta e comem insetos até o amanhecer.

Reprodução: a postura normalmente é caracterizada por 2 ovos, sempre brancos e com alguns salpicos de cor violeta, postos sem muito cuidado no chão, quando muito protegidos por uma moita.

Bacurau (Nyctidromus albicollis) Bacurau (Nyctidromus albicollis)

Família: Caprimulgidae
Espécie: Nyctidromus albicollis
Comprimento: 30 cm.

O Bacurau (Nyctidromus albicollis) está presente em todo o Brasil, onde haja florestas ou capoeiras, e também dos Estados Unidos e México até a Bolívia, Paraguai e Argentina. Comum em bordas de florestas, capoeiras abertas, campos com árvores isoladas, cerrados e capões de mata. Vive no chão. Sai para se alimentar à noite, sendo visto durante o dia somente se espantado. Nestas ocasiões, voa curtas distâncias e logo volta a sumir em meio à vegetação rasteira. Captura insetos em vôo. Faz ninho no chão. Põe 2 ovos amarelo-avermelhados manchados de marrom. O macho apresenta uma larga faixa nas asas (observada em vôo) e os lados da cauda brancos; a fêmea possui uma estreita faixa amarelada nas asas e somente a ponta da cauda branca. Conhecido também como curiango, curiango-comum, ju-jau, ibijau, mede-léguas, acurana e a-ku-kú (nomes indígenas - Mato Grosso).

Bacurau de Praia (Chordeiles rupestris) Bacurau de Praia (Chordeiles rupestris)

Família: Caprimulgidae
Espécie: Chordeiles rupestris
Comprimento: 19 cm.

O Bacurau de Praia (Chordeiles rupestris) está presente na Amazônia brasileira, do alto Rio Amazonas até o Rio Xingu (Mato Grosso). Encontrado também da Venezuela à Bolívia. Varia de incomum a comum em áreas abertas, margens de rios, praias, bancos de areia e ilhas rochosas ao longo dos grandes rios. Vive em bandos. Alimenta-se de insetos durante o crepúsculo; às vezes caça cupins em revoada, ao lado de tesourinhas-do-campo. Descansa durante o dia. Reúne-se em bandos de centenas, pousando lado a lado em galhos debruçados sobre os rios na época das enchentes. Realiza deslocamentos coletivos ao pôr-do-sol no período reprodutivo. Faz ninho cavando a areia da praia de rios. Põe 2 ovos amarelo-areia com manchas marrons. Conhecido também como bacurau-branco e bacurau-de-bando.

Bacurau de Asa Fina (Chordeiles acutipennis) Bacurau de Asa Fina (Chordeiles acutipennis)

Família: Caprimulgidae
Espécie: Chordeiles acutipennis
Comprimento: 21,5 cm.

O Bacurau de Asa Fina (Chordeiles acutipennis) está presente em quase todo o Brasil e dos Estados Unidos à Bolívia e Argentina. Comum em áreas abertas, campos, cerrados e restingas. Possui hábitos crepusculares porém, às vezes, caça também à tarde. Voa próximo ao solo, exceto durante migrações, quando voa alto. Se perturbado, muda o ninho para outro lugar, puxando os ovos e andando de marcha-à-ré. Chega a transportar, em vôo, filhotes recém-nascidos, comportamento muito raro entre aves, observado também em algumas espécies aquáticas e em saracuras. O macho é marrom-acinzentado com a garganta branca, apresentando uma faixa branca na cauda; a fêmea apresenta a garganta amarelada e não tem a faixa branca na cauda. Faz ninho sobre rochas achatadas, pondo 2 ovos rosa-amarelados com pintas cinzentas. Conhecido também como a-ku-kú por indígenas do Mato Grosso.

Bacurau Cauda Barrada (Nyctiprogne leucopyga) Bacurau Cauda Barrada (Nyctiprogne leucopyga)

Família: Caprimulgidae
Espécie: Nyctiprogne leucopyga
Comprimento: 19 cm.

O Bacurau Cauda Barrada (Nyctiprogne leucopyga) está presente da Amazônia ao Piauí, estendendo-se em direção sul até o Mato Grosso (alto Rio Xingu). Encontrado também na Guiana, Guiana Francesa, Venezuela, Peru e Colômbia. Localmente comum às margens de rios e lagos, bem como em poças em áreas abertas. Vive em grupos de 30 ou mais indivíduos. Caça abertamente acima d'água durante o crepúsculo ou à noite, especialmente em rios e lagos de água preta. Descansa durante o dia. Põe ovos esbranquiçados, manchados de cinza. Conhecido também como bacurau-d'água.

Bacurau Pequeno (Caprimulgus parvulus) Bacurau Pequeno (Caprimulgus parvulus)

Família: Caprimulgidae
Espécie: Caprimulgus parvulus
Comprimento: 20 cm.

O Bacurau Pequeno (Caprimulgus parvulus) está presente em todo o Brasil, e também da Venezuela à Bolívia e Argentina. Comum em campos com árvores e arbustos. Migratório, aparece em quantidade em algumas regiões, em determinadas épocas do ano, como no Estado de Minas Gerais (outubro). É noturno e vive no chão, descansando durante o dia sob arbustos. Pousa sobre troncos para cantar. Põe 2 ovos, no chão. O macho apresenta a garganta, uma larga faixa nas asas e a ponta da cauda (vista de baixo) brancas; a fêmea possui a garganta amarelada e não tem branco nas asas e na cauda. Conhecido também como bacurau-chintã.

Bacurau Tesoura Gigante (Macropsalis creagra)Bacurau Tesoura Gigante (Macropsalis creagra)

Família: Caprimulgidae
Espécie: Macropsalis creagra
Comprimento: macho: 76 cm (cerca de 55 cm só de cauda); fêmea: 32 cm.

O Bacurau Tesoura Gigante (Macropsalis creagra) está presente do Espírito Santo ao Rio Grande do Sul e também na Argentina. No Espírito Santo e Rio de Janeiro é encontrado apenas em regiões de montanhas, como a Serra dos Órgãos e Itatiaia. Habita florestas primárias altas. Aparentemente apresenta baixa densidade populacional e é ameaçado pelo desmatamento ao longo de sua área de ocorrência. Caça bem no escuro. Além de possuir uma cauda muito menor que a do macho, a fêmea apresenta grandes manchas amareladas no papo. Conhecido também como curiango-tesoura ou curiango-tesourão.


Acurana (Hydropsalis climacocerca)

Família: Caprimulgidae
Espécie: Hydropsalis climacocerca
Comprimento: macho 28 cm; fêmea 23 cm.


A Acurana (Hydropsalis climacocerca) está presente na Amazônia brasileira e também das Guianas e Venezuela à Bolívia. Comum em margens, praias e bancos de areia ao longo dos grandes rios, bem como em ilhas fluviais. Apresenta hábitos noturnos, voando curtas distâncias, a partir da areia ou de poleiros sobre a água, para capturar insetos. Descansa durante o dia. Pousa freqüentemente em galhos. Faz ninho escavando a areia sombreada por arbustos. Põe 2 ovos oliváceos pontilhados de marrom escuro. O macho possui a cauda mais longa (com as penas externas brancas) e as asas pretas com uma larga faixa branca; a fêmea tem a cauda um pouco mais curta, sem branco, e uma faixa cor de canela nas asas.



www.megatimes.com.br
Postagem Anterior Próxima Postagem