Camaleão (Iguana iguana)

Camaleão (Iguana iguana)

Características: O Camaleão (Iguana iguana) é um dos lagartos de maior porte da América do sul. Possui escamas que lhe conferem um aspecto ameaçador. Podem ultrapassar os 2 m de comprimento, sendo 2/3 o comprimento da cauda e pesar de 4 a 9 kg . O corpo é forte e relativamente comprido. Cabeça grande, triangular. Os membros são bem desenvolvidos e fortes e os dedos compridos , tanto das mãos quanto dos pés . Apresentam na cabeça uma prega de pele na região gular, tipo um saco que o animal estufa quando irritado e uma crista no alto da cabeça que se prolonga na parte dorsal, característica essa que se acentua mais nos machos. Levanta a ponta da crista que possui da nuca até a cauda. A coloração geral é verde intenso nos jovens e vai escurecendo com a idade até chegar ao marrom ou cinza, mas alguns adultos mantém a coloração verde. O ventre é esbranquiçado e liso. Muda de cor para se camuflar entre a vegetação e passar despercebido. As escamas são altamente variáveis, sendo as da cabeça em geral pequenas e irregulares, as dorsais também são pequenas e as ventrais são maiores e raramente dispostas em fileiras regulares. Apresentam enorme escama arredondada embaixo do tímpano, característica determinante na identificação da espécie. Não possuem a língua projetável como o camaleão verdadeiro da África.

Camaleão (Iguana iguana)Habitat: matas úmidas, cerrados, restingas e caatingas.

Ocorrência: do México ao Brasil Central e Paraguai.

Hábitos: são ágeis tanto nas árvores quanto na água, nadando e mergulhando com perfeição. E espécie arborícola e vive próximo à cursos d'água, é uma excelente nadadora. D e vez em quando descem ao solo. São animais sociais, grandes grupos são normalmente encontrados se alimentando ou descansando nas árvores ou envolta delas. Os machos são mais agressivos que as fêmeas, e são bastante territorialistas. Normalmente fogem quando atacadas, mas quando não ha jeito de escapar, se defendem com mordidas e golpes com sua cauda.

Alimentação: filhotes e jovens se alimentam preferencialmente de insetos, os adultos, por outro lado, tornam-se quase que exclusivamente vegetarianos, e um dos seus "pratos" preferidos é a flor do hibisco.

Reprodução: a fêmea põe até 30 ovos, que enterra na areia para serem incubados. Os ovos são elásticos e inquebráveis. A eclosão se dá após 65 a 115 dias de incubação. Os filhotes, ao nascerem, têm em torno de 20 cm de comprimento e atingem a maturidade sexual aos 3 anos de idade. Após o nascimento os jovens migram para regiões mais úmidas. No período reprodutivo, é comum os machos travarem batalhas por uma fêmea, mas sempre o macho perdedor desiste da batalha e sai ileso.

Ameaças: caça e destruição do habitat.

Camaleão (Iguana iguana)
Camaleão (Iguana iguana)

www.geografiatotal.com.br
www.megatimes.com.br
Postagem Anterior Próxima Postagem