GAIVOTA-RAPINEIRA, AVE DA FAMÍLIA STERCORARIIDAE


Gaivota-Rapineira, Ave da Família Stercorariidae

Gaivota-Rapineira-Comum (Stercorarius parasiticus)

Família: Stercorariidae
Espécie: Stercorarius parasiticus
Comprimento: 41 cm.

Gaivota-Rapineira-Comum (Stercorarius parasiticus) é uma espécie de ave migrante do hemisfério norte, presente no Brasil ao longo do litoral, ocasionalmente subindo os rios Amazonas e Negro, chegando até Roraima. Se reproduz nas áreas mais ao norte do continente americano, migrando durante o inverno tanto para a costa do Oceano Pacífico, atingindo o Estreito de Magalhães, no sul do Chile, quanto para a costa do Oceano Atlântico, até a Terra do Fogo, no sul da Argentina, período em que atinge o Brasil. É encontrada também em outras áreas costeiras do planeta, como no litoral da Europa. Passa a maior parte do tempo no oceano, a poucos quilômetros da costa, voltando para a terra no período reprodutivo. A maior parte de seu alimento no mar é roubada de outras aves marinhas, as quais persegue em vôo forçando-as a soltar os peixes que haviam capturado. Em terra, alimenta-se também de pássaros e de seus ovos, ratos, insetos e frutos. Conhecida também como bandido, rabo-de-junco, dizimeiro e mandrião-parasítico.

Características: também conhecida como b andido, rabo-de-junco, dimizeiro. Possui penugem marron escuro no dorso e branca no ventre, garganta e ao redor do pescoço. A cabeça apresenta coloração marron com uma mancha amarelada lateralmente na face, na região do olho.

Habitat: praias, ilhas e costões rochosos do litoral.

Ocorrência: procedente do hemisfério setentrional, é visitante regular da costa brasileira.

Hábitos: ave oceânica, pousa com freqüência na água e descansa sobre pedaços de madeira flutuantes. De costumes rapineiros, voa rápido e rente ao mar e apanha alimento que flutua. Ameaça outras aves, como os trinta-réis, forçando-as a vomitar ou a largar as presas que apanham em pleno ar.

Alimentação: peixes mortos e detritos. Às vezes, abate aves.

Ameaças: poluição.

Gaivota-Rapineira-Grande (Catharacta skua)

Características: de pernas curtas e com membranas nadatórias, pelagem escura marron. Não chegam a ser aves de rapina, contudo são termidas pelas outras aves marinhas.

Habitat: regiões costeiras.

Ocorrência: Sul do Brasil.

Hábitos: ave oceânica.

Alimentação: peixes e detritos.

Ameaças: poluição e ocupação de seu habitat.

www.megatimes.com.br

Please Select Embedded Mode To Show The Comment System.*

Postagem Anterior Próxima Postagem