Pernilongo | Ave da Família Recurvirostridae


Pernilongo, Ave da Família Recurvirostridae

Pernilongo | Ave da Família Recurvirostridae Pernilongo (Himantopus himantopus)

Família: Recurvirostridae
Espécie: Himantopus himantopus
Comprimento: 36 a 39 cm.

Presente dos Estados Unidos à Argentina e Chile, incluindo todo o Brasil. É localmente comum em margens lodosas de lagos, pântanos, manguezais e arrozais. Alimenta-se de pequenos animais capturados na superfície da água (ou proximidades), tais como insetos, camarões, caramujos, caranguejos, girinos e pequenos peixes. Eventualmente come sementes de plantas aquáticas. Faz ninho no chão, em brejos ou próximo à água. Põe de 3 a 5 ovos amarelados com manchas pretas e marrons. A incubação é feita pelo macho e pela fêmea, durando cerca de 25 dias. Conhecido também como maçaricão, quero-quero-da-praia e cachorrinho (Rio Grande do Sul), pernalonga e pernalonga-comum.

Características: ave aquática inconfundível, com longas pernas, grandes asas terminadas em ponta, cauda curta e dedos unidos por curta membrana. Pescoço comprido e bico muito longo, fino e reto. A coloração em geral é negra no dorso, inclusive asas, tendo áreas com reflexos verdes. Coberteiras superiores da cauda e toda a parte inferior do corpo até as coberteiras inferiores, totalmente brancas. Pernas e pés vermelho-coral e bico negro. Sexos semelhantes. Mede 38 cm e comprimento, o tarso e a tíbia exposta medem, juntos, 16 cm. O imaturo é pardo.

Pernilongo | Ave da Família RecurvirostridaeHabitat: margens lodosas de lagos, banhados, manguezais, rios, estuários e arrozais.

Ocorrência: dos EUA à América do Sul, no Brasil, no Mato Grosso do Sul e do Espírito Santo ao Rio Grande do Sul na faixa litorânea.

Hábitos: são gregários diurnos e também aos casais. São grandes voadores e migratórios. Caminham a passos largos sobre os aguapés, salvínias e outras plantas flutuantes à procura de alimento.

Alimentação: predominantemente animal como moluscos, crustáceos, larvas, peixes e anfíbios, além de algas.

Reprodução: nidificam em plataforma e baixos arbustos ou em uma cavidade construída no solo. A postura é de 2 a 4 ovos de cor azeitonada com manchas pretas, confundindo-se perfeitamente com o solo, e medindo 45 x 32 mm em seus eixos. Os ovos têm formato de pião ou pêra, forma adequada para rolarem ao redor de seu próprio eixo e não lateralmente. A incubação é realizada pelo casal. O período de procriação vai de outubro a janeiro. Quando os adultos são espantados no ninho fingem-se de feridos a fim de desviar dali o inimigo. O macho torna-se agressivo até mesmo a um homem. Filhotes nidífugos.

Ameaças: destruição do habitat e poluição.

Pernilongo (Himantopus himantopus)
Pernilongo (Himantopus himantopus)
Pernilongo (Himantopus himantopus)
Pernilongo (Himantopus himantopus)

www.megatimes.com.br
Postagem Anterior Próxima Postagem