Peixe Bodião Papagaio (Bodianus rufus)


Peixe Bodião Papagaio (Bodianus rufus)

Peixe Bodião Papagaio (Bodianus rufus)Características: O Peixe Bodião Papagaio (Bodianus rufus) tem a porção superior da cabeça, do corpo e a nadadeira dorsal são azuis se estiver próximo à superfície e vermelhas se estiver mais ao fundo. O resto do corpo possui coloração amarela. As nadadeiras dorsal, anal e pélvica possuem uma coloração mais puxada para o azul ou vermelho-amarelado na traseira.

Habitat: habitam recifes de corais ou rochas. Nectônicos costeiros de águas claras e relativamente rasas (raramente abaixo de 35 metros).

Ocorrência: do litoral norte ao sudeste do Brasil.

Hábitos: encontrados solitários ou em pequenos grupos nadando constantemente por entre as formações do fundo. Refugia-se em tocas onde possa principalmente dormir, o que costuma fazer em posições pouco convencionais, como por exemplo, de cabeça para baixo.

Alimentação
: zoobentos, microcrustáceos, moluscos, camarão, carangueijos, paguros e outros crustáceos, equinodermos, pequenos peixes, pedaços de peixe, camarão. Os juvenis se alimentam de parasitas de peixes maiores.

Reprodução: são hermafroditas alternantes (protogínicos). Começam a vida como fêmeas e mais tarde, com maior porte, transformam-se em machos.

Ameaças: poluição, destruição do habitat e caça para aquariofilia.

Fonte: www.megatimes.com.br
Postagem Anterior Próxima Postagem