Peixe Porco (Balistes vetula)

Peixe Porco (Balistes vetula)

Peixe Porco (Balistes vetula)Características: também conhecido como cangulo, seu corpo tem coloração verde-oliva escura no dorso, amarela-dourada na parte ventral e listras em tom azul-claro (que chegam a ser luminosas) na cabeça e nas nadadeiras. Além disso, em torno dos olhos apresenta estrias negras em forma de raios e na nadadeira caudal há uma bonita mancha azulada. Possui boca pequena com fileiras de oito dentes bem fortes em cada maxila. Seus olhos se movimentam independentemente um do outro. Podem chegar a medir um pouco mais de meio metro de comprimento e pesar cinco quilos e meio.

Habitat: costões rochosos e recifes. Fica sempre próximo a locais rochosos e repletos de "esconderijos" em profundidades de 2 a 275 m.

Ocorrência: em todo litoral brasileiro.

Hábitos: possui um hábito muito peculiar de relaxar o corpo inclinando a cabeça para baixo e apoiando o "focinho" sobre uma pedra ou coral. É capaz de emitir sons ou grunhidos, produzidos por sua desenvolvida bexiga natatória. Tais sons são ouvidos somente por exemplares da própria espécie, não sendo captados pelo ouvido humano. Além das cores e do fato de poder emitir sons, uma outra excentricidade do peixe porco é o modo como utiliza a nadadeira dorsal. Dividida em duas partes, a mais próxima da cabeça é bem mais resistente e dura, assim como um gatilho. No caso do peixe sentir-se ameaçado, ele se esconde entre as pedras ou corais e fica completamente imóvel, fixando o "gatilho" entre as frestas. Tal mecanismo irá funcionar como uma trava e manterá o peixe ancorado, protegido dos predadores ou da correnteza enquanto dorme.

Alimentação: carnívoros. Predador voraz. Alimenta-se de pedaços de camarão, filhotes de peixes, crustáceos em geral e moluscos.

Reprodução: só procura um companheiro da espécie na época do acasalamento, quando então passa a viver junto com seu par. O período de reprodução ocorre com maior frequência no mês de abril. Colocam seus ovos apenas em substratos de areia. Geralmente a fêmea cava um buraco no cascalho e deposita os ovos, sendo logo a seguir fertilizados pelo macho.

Ameaças: destruição do habitat, poluição e captura para aquariofilismo.

Peixe Porco (Balistes vetula)
Peixe Porco (Balistes vetula)
Peixe Porco (Balistes vetula)
Peixe Porco (Balistes vetula)
Peixe Porco (Balistes vetula)
Peixe Porco (Balistes vetula)
Peixe Porco (Balistes vetula)

www.klimanaturali.org
www.megatimes.com.br
www.geografiatotal.com.br
Postagem Anterior Próxima Postagem