Saracura (Aramides cajanea)


Saracura (Aramides cajanea)

Saracura (Aramides cajanea)Família: Rallidae

Características: pernas e pés vermelhos com o tarso mais comprido do que o dedo médio. Tem dorso castanho-esverdeado, pescoço e cabeça cinzentos. Peito castanho-ferruginoso e o bico, amarelo-esverdeado. Mede 39 cm de comprimento.

Habitat: pântanos com vegetação alta, manguezais, margens de rios, lagos e igarapés, florestas altas e úmidas, às vezes longe da água.

Ocorrência: América Central ao Uruguai e norte da Argentina.

Hábitos: vive normalmente solitária, aos pares ou formando pequenos grupos. Pequena e desajeitada, a saracura passa o dia escondida em silêncio, mas nas horas do alvorecer e do fim da tarde, ouve-se seu canto que, segundo a crença popular, é prenúncio certo de chuva. Ave difícil de ser observada, mas seu canto pode ser ouvido com freqüência. É parcialmente noturna. Passa a maior parte do tempo no chão, sendo eventualmente encontrada em arbustos.

Alimentação: pequenos peixes, crustáceos, insetos e larvas.

Reprodução: constrói seu ninho no meio do junco, rodeado por água ou nas margens dos córregos, em meio a vegetação densa. Faz ninho de gravetos, em forma de tigela funda, a uma altura variável entre 1 e 7 m, em emaranhados de cipós ou arbustos. Põe de 3 a 7 ovos de cor creme, pintados e manchados de marrom.

Ameaças: destruição do habitat.

Saracura (Aramides cajanea)
Saracura (Aramides cajanea)
Saracura (Aramides cajanea)
Saracura (Aramides cajanea)

www.klimanaturali.org
www.megatimes.com.br

Postagem Anterior Próxima Postagem