PÁSSAROS E AVES DA FAMÍLIA THRAUPIDAE

SANHAÇO, COLEIRO, SAÍRA-BEIJA-FLOR E SAÍ-TUCANO, AVES DA FAMÍLIA THRAUPIDAE

Sanhaço-do-Coqueiro (Thraupis palmarum)

Sanhaço, Cardeal, Coleiro, Saíra-Beija-Flor e Saí-Tucano, Aves da Família Thraupidae

Sanhaço-Marrom ou Sanhaço-do-Coqueiro (Thraupis palmarum)

Características: mede 18 cm de comprimento. Plumagem parda-amarronzada, com costas acinzentadas, asas e cauda escuras e mancha pardacenta nas asas.

Habitat: topo de árvores isoladas, de preferência palmeiras.

Ocorrência: todas as regiões do Brasil.

Hábitos: aprecia pousar na ponta dos brotos destas para cantar.

Alimentação: frugívoro e insetívoro.

Reprodução: primavera-verão.

Predadores naturais: gaviões e corujas.

Ameaças: destruição do habitat e poluição por agrotóxicos.

Saíra-Beija-Flor (Cyanerpes cyaneus)

Saí-beija-flor Macho
Saí-beija-flor Macho
Família:  Thraupidae

Características: mede 13 cm de comprimento e pesa 15 g. Os saís em geral são pássaros pequenos, esguios, muito ágeis, tendo os machos plumagem magnífica, brilhante, nas cores azul, amarelo, verde e preto, combinadas de maneira diversa segundo a espécie. Após a época de reprodução, os machos mudam para uma vestimenta verde semelhante à das fêmeas e dos machos imaturos (muda pós-nupcial). Assim, adquirem uma plumagem de descanso reprodutivo, chamada também de plumagem de "eclipse". A restituição da plumagem azul e negra, que ocorre na primavera, não se dá por intermédio de uma muda pré-nupcial, mas sim pelo desgaste diário das penas que são tricolores, a base sendo preta, a parte mediana azul e a parte distal verde. Quando a ponta verde se gasta, a pena aparece azul. Possui asas e cauda curtas, pernas regulares, pés e bico longos e curvados. O macho apresenta plumagem azul-esverdeado-claro no topo da cabeça. Região dos olhos, dorso alto, asas, cauda, meio da barriga pretos. O restante do corpo, a sua maior parte, de um azul-violeta forte.Bico negro e pernas e pés vermelhos-escuros. A fêmea é de igual tamanho, com coloração dorsal verde-olivácea. Parte inferior verde- cinzenta, pintada de verde na garganta. Meio do peito e do abdômem amarelado.

Saí-beija-flor fêmea
Saí-beija-flor fêmea
Habitat: florestas virgens e secundárias, visitando também as matas de restingas e pomares.

Ocorrência: do Maranhão ao Rio de Janeiro, Mato Grosso, Goiás e Amazonas.

Hábitos: é gregário, vivendo em bandos muitas vezes de centenas de indivíduos, mas separando-se em casais isolados no período de reprodução. Vivem tanto nas copas de árvores de grande porte, como em mata baixa (matas secundárias).

Alimentação: frugívoro, nectarívoro, insetos e aranhas.

Reprodução: primavera-verão. Ninho construído em densa e emaranhada trama em formato de taça. A postura é de 2 ovos branco-esverdeados com manchas marrons e ferrugíneas, medindo 17 x 12 mm em seus eixos e pesando 1,2 g cada. A incubação dura 12 dias e só a fêmea se ocupa dela. Ao filhostes são nidícolas, sendo cuidados pelo casal. Deixam o ninho após 14 dias de vida sendo ainda cuidados pelos pais por mais 10 dias, até juntarem-se ao bando.

Ameaças: destruição do habitat e tráfico de animais silvestres.

Saí-Tucano ou Saí-Verde (Chlorophanes spiza)

Saí-Tucano ou Saí-Verde (Chlorophanes spiza)

Família: Thraupidae

Características: mede 13,5 cm de comprimento e o macho pesa 18,5 g. É o maior dos "saís". Tem bico relativamente largo, de mandíbula amarelo-clara. O macho apresenta pelagem verde com a cabeça negra, asas e cauda verde-acinzentadas. Bico amarelo e íris vermelha.

Habitat: vive na mata, nas copas de fruteiras e árvores floridas.

Ocorrência: Amazonas, Mato Grosso, Pará, Maranhão, Pernambuco, Minas Gerais, Rio de Janeiro e Santa Catarina.

Hábitos: espécie geralmente calada.

Alimentação: frugívoro e nectarívoro.

Reprodução: primavera-verão.

Ameaças: destruição do habitat e tráfico de animais silvestres.
Sanhaço (Thraupis sayaca)
Sanhaço (Thraupis sayaca)

Sanhaço (Thraupis sayaca)

Família: Thraupidae

Características: mede 18 cm de comprimento e pesa 43 g (macho). Possui corpo cheio e compacto, bico grosso, forte, ponta fina, pernas curtas e fortes com dedos portando unhas aguçadas, asas e cauda longas. A coloração geral da plumagem é azul-ardósia dorsalmente e azul-acinzentada na parte inferior, sendo mais clara na garganta. No encontro das asas, a coloração azul é mais forte. A coloração da fêmea é um pouco mais clara.

Habitat: florestas virgens, secundárias e capoeiras, pomares e jardins de áreas urbanas e rurais.

Ocorrência: Argentina, Uruguai, Paraguai e no Brasil, do centro-sul da Bahia e do Espírito Santo ao Rio Grande do Sul.

Hábitos: é excelente voador, preferindo viver na copa das árvores mais altas onde descansam entre as ramagens. Vivem em sociedade, são gregários e o bando pode ser formado por mais de 1 o indivíduos. É muito arisco, inteligente e gosta de locais iluminados. Pode visitar o solo às vezes, em busca de alimentos. Agridem seus predadores. Em época de reprodução ficam separados em casais.

Alimentação: frutas, sementes, insetos, larvas, vermes e aranhas de pequeno porte.

Reprodução: primavera-verão. Ninho é construído pelo casal numa forquilha a uma altura que varia de 4 a 15 m ou mais, tendo o formato de uma tigela, formado por fibras vegetais, crinas de animais, musgos e liquens. A postura é de 3 ovos de cor branco-esverdeada, com manhcas marrons, castanhas e negras, medindo 25 x 17 mm em seus eixos e pesando 3,3 g cada um. A incubação é realizada pela fêmea durante 12 a 14 dias e os filhotes nidícolas recebem alimentação dos pais durante 20 dias, quando deixam o ninho e continuam a receber os cuidados do casal por mais alguns dias, seguindo depois como membros do mesmo bando.

Predadores naturais: gaviões e corujas.

Ameaças: destruição do habitat, agrotóxicos e caça para o tráfico de animais silvestres.
Pássaro Coleiro (Sporophila caerulescens)

Pássaro Coleiro (Sporophila caerulescens)

Pássaro Coleiro (Sporophila caerulescens

O Pássaro Coleiro (Sporophila caerulescens), também conhecido como Coleirinho, Coleirinha, Papa Capim, Papa Arroz ou Coleiro Tuí Tuí, é um pássaro Brasileiro bastante difundido em praticamente todo o país, com exceção da região Amazônica e também no Nordeste. O nome cientifico do Coleiro é Sporophila Caerulescens, e tal nome faz referência a alimentação do pássaro, pois significa “aquele que tem gosto ou predileção por semente”.

Características: mede 11 cm de comprimento. Há bastante variação individual e regional de canto. Pelagem do macho cinza-escura na parte dorsal e ventre branco com mancha preta no pescoço em forma de coleira. Fronte preta. A fêmea possui colorido mais pardacento.

Habitat: campos abertos, capinzais.

Ocorrência: praticamente em todo Brasil, com exceção da Região Amazônica e Nordeste.

Alimentação: sementes.

Reprodução: reproduzem-se na primavera-verão.

Ameaças: captura indiscriminada para apreciadores de pássaros canoros e tráfico de animais.
Pássaro Cardeal (Paroaria coronota)

Pássaro Cardeal (Paroaria coronota)

Pássaro Cardeal (Paroaria coronota)

Características: mede 18cm de comprimento. Pássaro de extraordinária beleza física e sonora. De colorido cinzento no dorso e branco no ventre. A cabeça é de cor vermelha com penas alongadas em penacho para cima.

Habitat: bordas de arrozais, campos com vegetação alta e bordas de matas. Podem ser vistos em áreas urbanas também.

Ocorrência: Rio Grande do Sul e Mato Grosso do Sul.

Hábitos: Os cardeais são territorialistas no período de reprodução e, assim como a maioria dos pássaros canoros, formam bandos na época de muda.
Alimentação: sementes.

Reprodução: reproduzem-se na primavera e verão.

Ameaças: caça para o tráfico de animais e para apreciadores de pássaros canoros que os mantém em gaiolas.

Tié-Sangue (Ramphocelus bresilius) Tié-Sangue (Ramphocelus bresilius)

Características: uma das mais espetaculares aves do mundo. De porte mediano, mede 19 cm de comprimento e pesa 31 g (macho). A soberba plumagem rubro-negra do macho só é adquirida no segundo ano de vida. Distintivo importante do gênero, e que ocorre exclusivamente no sexo masculino, é a calosidade branca reluzente da base da mandíbula. O vermelho intenso desta ave é proporcionado por pigmentos vermelhos (astaxantina) comuns em crustáceos e em outros invertebrados. Porém, são raros em aves. Tal coloração somente aparece nos machos adultos, sendo as fêmeas pardacentas e desprovidas de maiores atrativos. Apresenta postura soberana, alerta. O macho possui coloração vermelha-viva e brilhante, com a cauda e as asas negras. O bico é forte, enegrecido e a calosidade branca na mandíbula. Os olhos são vermelhos.

Habitat: floresta virgem, secundária, capoeira baixa, restinga, plantações e pomares.

Ocorrência: da Paraíba ao Rio Grande do Sul, incluindo leste de Minas Gerais.

Hábitos: é bom voador, preferindo viver entre a vegetação cerrada dos alagadiços, margens dos rios e lagos cobertos de vegetação arbórea, sempre em grupo de 5 a 8 indivíduos, sendo 1 ou 2 machos adultos e o restante fêmeas. Quando canta eriça as penas da cabeça e do pescoço.

Alimentação: substâncias vegetais, frutas carnudas, frutinhas secas, botões, néctar, folhas, insetos e outros artrópodes. Apreciam por demais as frutas da embaúba (Cecropia sp.) e da aroeira (Schinus terebinthifolius).

Reprodução: primavera-verão. Constrói o seu ninho em vegetação densa, tendo o cuidado de camuflar as partes externas com vegetais frescos. Usa para isso fibras vegetais secas, principalmente folhas de gramíneas. Na construção, somente a fêmea trabalha. O ninho é instalado a 1,5 ou 3 m do solo. Põe de 3 a 4 ovos verdes-azulados pintados de preto, medindo 24 x 10 mm em seus eixos e pesando 3,8 g cada um. É também a fêmea que sozinha choca os ovos por 12 ou 14 dias. Os filhotes possuem o interior da boca vermelho, sendo alimentados por ambos os pais ou por outros pássaros aparentados. Os filhotes deixam o ninho após 18 dias de vida e continuam sendo tratados pelos pais, passando a viver no mesmo bando.

Ameaças: caça, tráfico de animais silvestres, destruição do habitat e agrotóxicos.

Pássaro Tiziu (Volatinia jacarina) Pássaro Tiziu (Volatinia jacarina)

Família: Emberizidae
Subfamília: Emberizinae
Espécie: Volatinia jacarina
Características: pássaro que mede 11,5 cm de comprimento. Um dos pássaros mais conhecidos em todo Brasil. Os machos, após a época de reprodução, mudam para uma plumagem de descanso de penas negras com brilho azul-metálico e borda esbranquiçada.
Habitat: áreas abertas, capinzais altos, abundante mesmo ao redor de habitações, arrozais.

Pássaro Tiziu (Volatinia jacarina) Ocorrência: Presente em todo o Brasil e também do México ao Panamá e em todos os países da América do Sul.

Alimentação: granívoro.

Reprodução: primavera-verão.

Ameaças: poluição e destruição do habitat.

Fonte: www.megatimes.com.br
Postagem Anterior Próxima Postagem