Tubarão Gália Preta (Carcharhinus brevipinna)


Tubarão Gália Preta (Carcharhinus brevipinna)

Tubarão Gália PretaCaracterísticas: corpo alongado, focinho pontudo em V. A maxila mais baixa tem um entalhe bem distinto ao longo da borda. Os olhos são redondos e pequenos. Coloração cinza a azul-acinzentado na face superior, ventre branco e uma distinta faixa branca no flanco. O bordo interno da nadadeira peitoral é negro. A segunda dorsal, a anal e o lobo inferior da caudal com pontas negras. A primeira dorsal pode ou não ter ponta negra. Exemplares com até 70 cm não possuem marcas negras, exceto na peitoral. Atinge até cerca de 3 m de comprimento e 60 Kg de peso. Podem ser perigosos. Carne apreciada e chega a ser comum no comércio.

Habitat: mar aberto, costeiras, recifes de coral, comuns e geralmente próximos à superfície.

Ocorrência: todo o litoral brasileiro.

Hábitos: migratórios, muito ativo e de nado rápido.

Alimentação: peixes, tubarões, raias e lulas. Caçam em grupos, arremetendo para cima entre cardumes de peixes pequenos, girando rapidamente o corpo como um pião e chegam a saltar inteiros fora da água.

Tubarão Gália Preta (Carcharhinus brevipinna)

Reprodução: vivíparos, gerando de 6 a 12 filhotes com 70 cm de comprimento cada, no início do verão. A gestação dura aproximadamente 10 meses. Costumam procriar em novembro e dezembro.

Predadores naturais: tubarões maiores.

Ameaças: destruição do habitat, pesca predatória e poluição. Está ameaçado de extinção.

www.megatimes.com.br
www.klimanaturali.org
Postagem Anterior Próxima Postagem