ANAMBÉ - CARACTERÍSTICAS DOS PÁSSAROS ANAMBÉS

Anambé Azul  (Cotinga cayana) Anambé Azul  (Cotinga cayana)

  • Família: Cotingidae
  • Espécie: Cotinga cayana
  • Comprimento: 20 cm.
Presente em toda a Amazônia brasileira e nos demais países amazônicos - Guianas, Venezuela, Colômbia, Equador, Peru e Bolívia. Varia de incomum a comum na copa e nas bordas de florestas úmidas. Às vezes pousa solitário por longos períodos no alto de ramos expostos, no início da manhã. Porém, é visto com mais freqüência voando, ou em árvores com frutos, onde muitos indivíduos podem se reunir. Faz um ninho achatado, semelhante a um pires, em ramos horizontais. A fêmea cuida dos filhotes sozinha. O macho é azul-turquesa-brilhante, com uma larga mancha roxa na garganta; a fêmea é marrom-acinzentada, inclusive na garganta e no peito. Conhecido também como bacaca, catingá, quiruá e cotinga-pintado.

Anambé de Peito Roxo (Cotinga cotinga) Anambé de Peito Roxo (Cotinga cotinga)

  • Família: Cotingidae
  • Espécie: Cotinga cotinga
  • Comprimento: 18 cm.
Presente na Amazônia brasileira principalmente ao norte do Rio Amazonas (do Rio Negro para leste até o Amapá) e, ao sul, do baixo Rio Tapajós até o Maranhão. Encontrado também nas Guianas, Venezuela e Colômbia. Espécie rara, habita a copa e as bordas de florestas úmidas, inclusive aquelas em solos arenosos. Apresenta comportamento semelhante ao do Anambé-azul. O macho emite um som fino com as asas, quando em vôo. Possui a garganta azul-cobalto, o peito e a metade superior da barriga roxos; a fêmea é marrom-escura. Conhecido também como cotinga-roxo.

Anambé Pombadora (Xipholena punicea) Anambé Pombadora (Xipholena punicea)

  • Família: Cotingidae
  • Espécie: Xipholena punicea
  • Comprimento: 19 cm.
Presente tanto ao norte do Rio Amazonas, da bacia do Rio Negro para leste até o Amapá, quanto ao sul, do Rio Juruá para leste até o baixo Rio Madeira e em direção sul até Rondônia e sul do Mato Grosso. Encontrado também nas Guianas, Venezuela, Colômbia, Bolívia e Equador. Varia de incomum a localmente comum na copa e nas bordas de florestas úmidas e bosques. Ambos os sexos costumam pousar em ramos expostos na copa, tornando-se bastante evidentes. Juntam-se em pequenos grupos em árvores com frutos e também durante as "cerimônias" de exibição do período reprodutivo. Faz um ninho frágil e aberto, pondo 1 ovo cinza-esverdeado. O macho é roxo-avermelhado- brilhante, com asas brancas; a fêmea é uniformemente cinza.

Anambé de Rabo Branco (Xipholena lamellipennis) Anambé de Rabo Branco (Xipholena lamellipennis)

  • Família: Cotingidae
  • Espécie: Xipholena lamellipennis
  • Situação: Presente apenas na Amazônia brasileira
  • Comprimento: 19 cm.
Encontrado exclusivamente no Brasil, ao sul do Rio Amazonas, do Rio Tapajós para leste até o Maranhão. Espécie rara, habita a copa e as bordas de florestas úmidas. Pouco se sabe sobre seu comportamento, porém acredita-se que seja semelhante ao do anambé-pompadora. Suas populações têm diminuído no leste do Pará e Maranhão, em conseqüência do desmatamento. Põe 1 ovo branco-azulado com pintas violeta-acinzentadas. O macho é preto com brilho arroxeado; a fêmea é marrom. Conhecido também como anambé-de-cauda-branca, bacacu-preto e anambé-branco.

Anambé de Coroa (Iodopleura isabellae) Anambé de Coroa (Iodopleura isabellae)

  • Família: Cotingidae
  • Espécie: Iodopleura isabellae
  • Comprimento: 11,5 cm.
Presente na Amazônia brasileira, tanto ao norte do Rio Amazonas (somente do Rio Negro para oeste) quanto em toda a região ao sul. Encontrado também na Venezuela, Colômbia, Peru, Equador e Bolívia. É uma espécie incomum. Habita a copa e as bordas de florestas úmidas, tanto na várzea como em terra firme. Vive freqüentemente aos pares, às vezes em grupos pequenos. Alimenta-se de insetos e frutos.

Anambé Militar (Haematoderus militaris) Anambé Militar (Haematoderus militaris)

  • Família: Cotingidae
  • Espécie: Haematoderus militaris
  • Comprimento: 33 a 35 cm.
Presente na Amazônia brasileira principalmente ao norte do Rio Amazonas (do Amapá até a área de Manaus), mas também ao sul (do baixo Rio Tocantins para leste até o Maranhão). Há ainda um registro isolado em Rondônia. Encontrado também nas Guianas e no extremo sul da Venezuela (um único registro isolado). É uma espécie rara. Habita a copa de florestas altas de terra firme. Pousa em árvores emergentes, que se destacam acima da copa, onde permanece imóvel por algum tempo. Vive solitário, alimentando-se principalmente de frutos. O macho é vermelho-carmim-brilhante; a fêmea tem cabeça, pescoço e partes inferiores de coloração carmesim e partes superiores, asas e cauda pardo-escuras. Conhecido também como anambé-raio-de-sol (Amapá) e anambé-sol.

Anambé Preto (Cephalopterus ornatus) Anambé Preto (Cephalopterus ornatus)

  • Família: Cotingidae
  • Espécie: Cephalopterus ornatus
  • Comprimento: macho 48 cm; fêmea 43 cm.
É o maior representante da família Cotingidae. Presente na Amazônia brasileira, tanto ao norte do Rio Amazonas, para leste até o Rio Negro, quanto ao sul, em direção leste até o Rio Xingu. Encontrado localmente também na Guiana, Venezuela, Colômbia, Equador, Peru e Bolívia. Varia de raro a localmente comum em dois diferentes hábitats: 1) ao longo de rios amazônicos e na várzea adjacente, preferindo ilhas com embaúbas; 2) em florestas úmidas e bordas de florestas. Vive solitário ou em pequenos grupos, pousando em árvores altas para cantar. Suas populações encontram-se reduzidas em muitos locais, provavelmente devido à perseguição. O macho adulto apresenta uma longa "gravata", com cerca de 15 cm. Faz ninho frágil e achatado, de gravetos longos, a cerca de 3 m de altura. Põe 1 ovo marrom-avermelhado com manchas marrom-escuras e lilás. A fêmea é menor e quase sem topete. Conhecido também como pássaro-trovão, macaná e ua-ri-ri (nomes indígenas - Mato Grosso).

Anambé Branco de Rabo Preto (Tityra cayana) Anambé Branco de Rabo Preto (Tityra cayana)

  • Família: Tyrannidae
  • Espécie: Tityra cayana
  • Comprimento: 21 cm.
Presente localmente em todo o Brasil e também em quase todos os países da América do Sul, com exceção do Chile e Uruguai. Comum na copa e nas bordas de florestas úmidas, capoeiras, florestas de galeria, clareiras com árvores esparsas e plantações. Pousa alto em galhos expostos, tornando-se bastante visível. Vive aos pares, em pequenos grupos espalhados e, com menor frequência, solitário. É agressivo e raramente observado junto a outras aves. Alimenta-se principalmente de frutos. Faz ninho em cavidades de troncos mortos ou em buracos de pica-paus, forrando-o com folhas e pequenos gravetos. O macho apresenta o alto da cabeça preto, as costas cinzentas e o peito branco; a fêmea tem o alto da cabeça amarronzado e as costas e o peito com estrias pretas. Conhecido também como araponguinha e araponguinha-de-rabo-preto.

Anambé Branco de Cara Parda (Tityra inquisitor) Anambé Branco de Cara Parda (Tityra inquisitor)

  • Família: Tyrannidae
  • Espécie: Tityra inquisitor
  • Comprimento: 17 cm.
Presente localmente em todo o Brasil. Encontrado também do México ao Panamá e em quase toda a América do Sul, com exceção do Chile e Uruguai. Varia de incomum a localmente comum na copa e nas bordas de florestas úmidas ou secas, e em capoeiras e clareiras com grandes árvores. É visto normalmente aos pares e à boa altura na vegetação, pousado em galhos bem expostos. Às vezes reúne-se em grupos nas árvores com frutos, os quais constituem seu alimento principal. O macho apresenta os lados e o alto da cabeça pretos, as costas cinzentas e o peito branco; a fêmea tem a região anterior da cabeça amarronzada, os lados da cabeça ruivos e as costas com estrias marrom-enegrecidas. Conhecido também como araponguinha-de-cara-preta.


Postagem Anterior Próxima Postagem