Caramujo (Biomphalaria glabrata)

Caramujo (Biomphalaria glabrata)

Caramujo (Biomphalaria glabrata)

Características: O Caramujo (Biomphalaria glabrata) é uma espécie de molusco pulmonado. É hospedeiro do verme parasita Schistosoma mansoni, causador da doença chamada esquistossomose, introduzido no Brasil colônia por africanos. Este parasito encontrou alta suscetibilidade por parte de Biomphalaria glabrata sendo, portanto, o mais importante transmissor da doença. concha espiral em um plano, forma característica da qual o nome da família foi derivado. Mede de 3 a 4 cm de diâmetro e apresenta uma depressão central em cada face da concha amarronzada.

Habitat: ambientes dulciaquícolas, principalmente em canais e valas de irrigação e em pequenos cursos de água.

Ocorrência: sudeste da Bahia, norte do Espírito Santo e centro-leste de Minas Gerais. Ocorrem em menor número nas zonas quentes e úmidas de Sergipe, Alagoas, Pernambuco, Paraíba, Rio Grande do Norte, Maranhão, Pará, Goiás, Rio de Janeiro, São Paulo e Paraná. Há notícias de que recentemente foram introduzidos em algumas regiões dos Estados Unidos.

Hábitos: pode colonizar grande rios e lagoas, mas a correnteza e pequenas ondas formadas pelos ventos dificultam sua vida nestes locais.
Caramujo (Biomphalaria glabrata)
Alimentação: herbívoro. Alimentam-se de algas finas de água doce, tais como as algas-pardas, e das partes macias das plantas vasculares aquáticas.

Reprodução: é hermafrodita e dispõe de ao menos quatro opções de reprodução: (1) autofecundação, (2) fecundação cruzada, (3) transferência de certa quantidade de seus espermetazóides a um parceiro e (4) fertilização dos óvulos de um parceiro com espermatozóides recebidos de outro. Dezenas de ovos envolvidos por uma capa protetora são depositados sob as folhas de plantas aquáticas, geralmente à noite. O desenvolvimento é direto.

www.megatimes.com.br
www.geografiatotal.com.br
Postagem Anterior Próxima Postagem