Cutia (Dasyprocta spp.)


Cutia (Dasyprocta spp.)

Características: A Cutia (Dasyprocta spp.) é um roedor de porte médio, possui quatro dentes roedores vermelhos bem na frente da boca, que nunca param de crescer. Atinge 50 cm de comprimento, pesando entre 1 a 2 Kg. Possui pelo áspero e de cor parda-amarelada, tornando-se mais avermelhada no traseiro e mais claro ventralmente . O corpo é grosso e as pernas finas, relativamente altas para um roedor. Cabeça alongada, com orelhas pequenas. Extremidades posteriores bem mais longas que as anteriores. Pés anteriores com 5 dedos, sendo o quinto muito pequeno e os posteriores com 3 dedos, munidos de fortes unhas curvas (com forma de cascos). A cauda é desprovida de pelos e tão rudimentar que quase não aparece.
Cutia (Dasyprocta spp.)
Habitat: campos e matas.

Ocorrência: todo o Brasil.

Hábitos: de hábitos normalmente noturnos, saindo da toca somente à tarde em busca de alimento. Vive sempre no chão e principalmente nas áreas secas, correndo e saltando com grande rapidez entre a vegetação. A posição que a cutia toma para se alimentar é bastante curiosa, ela senta sobre as patas de trás e segura a comida com as patas da frente. A cutia, durante a época de fartura de sementes as enterra com intenção de guardar para a época que irá faltar, mas quando vai procurar não encontra quase nada, pois as sementes na maioria já germinaram e se tornaram pequenas árvores, fato o qual lhe concede o apelido de agricultor da floresta. Refugia-se em tocas, principalmente em barrancos, sob raízes ou troncos ocos deitados no solo.

Alimentação: frutos, raízes e vegetais suculentos, além de sua especialidade que são sementes (castanhas) de diversas árvores que encontra. Avança também sobre plantações de cana e macaxeira nas proximidades de seu território.

Reprodução: dá a luz a dois ou três filhotes após uma gestação que varia de 109 a 123 dias. Os filhotes nascem dentro de uma toca escura feita em ocos de árvores, monchões de terra ou pedra. Pode ter até duas gestações em um ano.

www.megatimes.com.br
www.geografiatotal.com.br
Postagem Anterior Próxima Postagem