Hidrologia | Conceitos de Hidrologia


Hidrologia | Conceitos de Hidrologia

Hidrologia | Conceitos de Hidrologia
Hidrologia
É o estudo da água em todas as suas formas, incluindo sua distribuição, circulação, propriedades químicas e físicas, e a comportamento hídrico do meio ambiente.

Hidrologia de Florestas
É o ramo da Hidrologia que trata do efeito da floresta no ciclo hidrológico, incluindo erosão, microclima e qualidade da água.

Ciclo hidrológico
Refere-se ao ciclo da água dos oceanos para os continentes e de volta, incluindo todos os caminhos e processos conectados com o estoque e movimento da água em todas as suas fases

Ciclo mineral
Refere-se ao movimento dos elementos químicos e minerais para dentro e para fora da bacia. Os agentes são a água, o vento, a gravidade e certos fatores biológicos, incluindo o homem.

Manejo de água
Consiste no desenvolvimento, armazenamento e transporte de água para utilização na agricultura, industrial, comercial e residencial.

Manejo de bacias hidrográficas
É o manejo que objetiva a produção e a proteção dos suprimentos de água e recursos dependentes da água, incluindo controle de erosão e de enchentes, e a proteção dos valores estéticos associados à água.

Influências Florestais
Inclui todos os efeitos da presença da floresta sobre o clima, o ciclo da água, erosão, enchentes e a produtividade do solo.

Meteorologia florestal (Micrometeorologia)
Trata da física de calor, matéria e fluxos de momentum na biosfera florestal (topo das árvores às raízes mais profundas). Hidrometeorologia refere-se à superposição entre hidrologia e meteorologia. Hidrogeologia trata de água subterrânea.

Superfícies de captação (“watershed”)
Tecnicamente o termo refere-se aos divisores de água, mas é usualmente utilizado para definir a superfície drenada por dado rio.

Bacia de drenagem
É o conjunto de superfícies de captação que coleta e descarrega água numa dada saída (boca).

Ciclagem de nutrientes
Refere-se particularmente ao movimento de nutrientes provenientes de plantas e animais nas formas orgânica e mineral. Estes ciclos ocorrem entre plantas, animais e solos, assim como para dentro e para fora das bacias de drenagem, em taxas que dependem muito do uso da água do ecossistema.

Recursos aquáticos
Água é um material de valor imensurável e estético sendo usada como solvente, dissipador de calor, fonte de energia, meio de transporte, base de recreação, habitat para peixe e animais selvagens, insumo para silvicultura e agricultura, agente para remoção de resíduos urbanos e industriais.
Conservação de Água e do Solo
É um campo da atividade humana inserida no contexto de manejo de bacias hidrográficas, tratando especificamente da prevenção da erosão para preservação da qualidade de água e da propriedade humana, assim como da fertilidade do solo e dos valores estéticos da paisagem.

Os quatro atributos da água
Quantidade, qualidade, regime e energia disponível. A atividade do homem interfere nestes atributos, de forma positiva ou negativa.

www.megatimes.com.br
Postagem Anterior Próxima Postagem