PEIXE VERMELHO CIOBA (Lutjanus analis)


Características: peixe de escamas com corpo largo, cauda lunada. Nadadeira dorsal moderada bilobada e nadadeira anal agudamente apontada. Nadadeira peitoral longa. Dentes relativamente pequenos similares em ambas maxilas. Podem atingir quase 1 m de comprimento e ultrapassar a marca de 10 Kg. Coloração Oliváceo no dorso, avermelhado nos flancos, mais pálido no ventre, com muitas áreas avermelhadas ou rosadas, por vezes em quase todo o corpo. Há fase em que ocorrem barras pálidas sobre o fundo mais escuro do dorso e o ventre é amarelo-alaranjado. A pélvica, a anal e a peitoral são de um vermelho-tijolo. Uma linha azul brilhante sob o olho, muito evidente, mais larga na parte superior. Outras manchas e linhas azuis atrás e em volta do olho. A íris é de bronze a vermelha. Uma mancha escura, do tamanho do olho, encontra-se sob a origem da parte mole da dorsal, justaposta à linha lateral e de contorno bem definido. Os exemplares de águas mais fundas tem a cor vermelha mais intensa. Bastante apreciado pela qualidade de sua carne que, além de firme e branca, apresenta sabor suave e agradável.

Habitat: estuários, costões, parcéis, recifes e ilhas oceânicas, em profundidades de 2 a 50 m. Normalmente, os exemplares menores são encontrados em regiões de canais e estuários, enquanto os maiores costumam ficar em regiões mais distantes e fundas da costa.

Ocorrência: quase todo o litoral brasileiro do norte até Santa Catarina.

Hábitos: forma grandes cardumes, principalmente de peixes jovens. Os adultos vivem sozinhos ou em pequenos grupos.

Alimentação: peixes, moluscos e crustáceos.

Reprodução: ovíparos. Liberam os ovos pelagicos que se movem livremente com as correntes marinhas. O número dos ovos depende do tamanho da fêmea.

Predadores naturais: peixes carnívoros grandes, principalmente tubarões.

Ameaças: está ameaçado de extinção.

Fonte: Vivaterra
Postagem Anterior Próxima Postagem