Urucum (Bixa orellana)


Urucum (Bixa orellana)

Urucum (Bixa orellana)
Ocorrência: da região amazônica até a Bahia.

Outros nomes: urucuzeiro, achicote, achiote, achote, bija, bixa, colorau, orucú, tintória, urucú, urucu da mata, urucu bravo, urucuuba, uru uva, açafroeira da terra, açafroa.

Urucum (Bixa orellana)Características: espécie exuberante, seja pela beleza de suas flores, seja pelos seus vistosos cachos de frutos, que pode atingir 5 m de altura. Tronco com 15 a 25 cm de diâmetro. Suas folhas são em formato de coração, com a ponta afilada, glabras, alternadas, com 8 a 11 cm de comprimento e sustentadas por longos pecíolos. As inflorescências são compostas de muitas flores brancas, levemente rosadas ou róseas. Os frutos são cápsulas ovóides a globosas, deiscentes e de coloração marrom-avermelhada que encerram numerosas sementes pequenas e ricas em corante vermelho, conhecido como bixina, envoltas por um arilo pulverulento, de aspecto ceroso e coloração vermelho-alaranjada, contendo substâncias corancarotenóides. A bixina constitui cerca de 3% do peso das sementes e é utilizada como corante para alimentos e cosméticos.

Habitat: floresta pluvial.

Propagação: sementes e estaquia.

Madeira: leve, mole, de baixa durabilidade natural.

Utilidade: cultivada em muitas regiões para exploração de suas sementes e, como planta ornamental, sendo bastante empregada pelos povos indígenas para tingir a pele, como repelente de insetos e para rituais religiosos. As sementes são condimentares e tintoriais. Hoje ele é usado amplamente na indústria alimentícia como corante de diversos produtos. Na cultura popular também é conhecido pelas suas propriedades fitoterápicas, com ações expectorantes, antibióticas, antiinflamatórias, entre outras. A madeira é de qualidade mediana e é aproveitada localmente para lenha.

Florescimento: durante a primavera a início do verão.

Frutificação: final do verão a início do outono.

www.megatimes.com.br
www.klimanaturali.org
Postagem Anterior Próxima Postagem