VITE-VITE UIRAPURU E VITE-VITE DE CABEÇA CINZA

Vite-vite Uirapuru

Vite-vite Uirapuru (Hylophilus ochraceiceps)

Família: Vireonidae
Espécie: Hylophilus ochraceiceps
Comprimento: 11,5 cm.
Presente em toda a Amazônia brasileira e também do México ao Panamá e em todos os demais países amazônicos - Guianas, Venezuela, Colômbia, Equador, Peru e Bolívia. É um pássaro do interior de florestas, sendo incomum no sub-bosque de florestas de terra firme e capoeiras adjacentes. Vive aos pares, mas pode ser observado em pequenos grupos de 3 a 5 indivíduos, usualmente acompanhando bandos mistos de aves que se alimentam de pequenos insetos. Faz ninho em forma de xícara, suspenso em forquilhas horizontais, a média altura. Põe 2 ovos, sendo que ambos os sexos ajudam a cuidar dos filhotes.

Vite-vite de Cabeça CinzaVite-vite de Cabeça Cinza (Hylophilus pectoralis)

Família: Vireonidae
Espécie: Hylophilus pectoralis
Comprimento: 12 cm.
Presente tanto ao norte do Rio Amazonas, do Rio Negro até o Amapá, quanto ao sul, em direção leste até o Maranhão, estendendo-se em direção sul até o Mato Grosso e Goiás. Encontrado também na Bolívia. É comum em florestas decíduas e florestas de galeria, emaranhados e clareiras em regeneração; ocasionalmente também em jardins ou na borda dos manguezais. Alimenta-se de insetos nas folhas ou entre os ramos. Participa de bandos mistos de aves insetívoras.


Pitiguari (Cyclarhis gujanensis)
Família: Vireonidae
Espécie: Cyclarhis gujanensis
Comprimento: 16 cm
Peso: 28 g.
Presente em todo o Brasil e também do México ao Panamá e em todos os demais países da América do Sul, com exceção do Chile. É comum em uma série de hábitats semi-abertos, como bordas de florestas, capoeiras, capões na caatinga, cerrados, parques, quintais bem arborizados e também em montanhas. Fica escondido na densa folhagem em altura média ou na copa. Mais numeroso em regiões áridas. Vive aos pares e costuma acompanhar bandos mistos. Canta insistentemente, sendo muito mais ouvido do que observado. Faz ninho de gramíneas, em formato de xícara, no alto. Põe de 2 a 3 ovos branco-rosados com pintas e manchas marrons. Conhecido também como gente-de-fora-vem.


Verdinho-Coroado (Hylophilus poicilotis)
Família: Vireonidae
Espécie: Hylophilus poicilotis
Comprimento: 12,5 cm
Peso: 11,8 g.
Presente do Piauí, Ceará e Paraíba em direção sudoeste até o Mato Grosso, estendendo-se ao sul até o Rio Grande do Sul. Encontrado também na Bolívia, Paraguai e Argentina. É comum em florestas úmidas e bordas de florestas, capoeiras e caatingas arbóreas. Vive solitário ou aos pares, freqüentemente participando de bandos mistos de aves. Come insetos e frutos em diversas alturas. Conhecido também como chenenéu (Minas Gerais) e vite-vite-coroado.
Postagem Anterior Próxima Postagem