ARQUITETURA SUSTENTÁVEL - PRINCÍPIOS BÁSICOS DA ARQUITETURA SUSTENTÁVEL


Arquitetura Sustentável ou Construção Verde

Surgida em meados dos anos 70, a arquitetura sustentável tem como alicerce elaborar projetos de construção que visam alterar minimamente o meio ambiente natural. A preocupação com a estrutura do projeto vai dos materiais a serem utilizados ate a forma de infraestrutura da planta. Utiliza-se a maior quantidade possível de materiais renováveis e busca-se diminuir ao máximo o desperdício de matéria. A A.S. tem como objetivo ainda criar modelos de construções em que se otimiza o espaço e tem um maior aproveitamento das fontes naturais, são utilizados métodos que favorecem a obtenção de energia renovável como a iluminação natural e a ventilação do ambiente, para isso, o projeto ja deve ser criado com estas finalidades, é por isso que a arquitetura sustentável é uma área que se difere da arquitetura convencional.

"A arquitetura sustentável refere-se a toda  arquitetura  que baseia seus projetos em formas  que levem em consideração erradicar, diminuir e prevenir o impacto ambiental que uma construção pode gerar."

Outro ponto a se observado em um projeto de A.S. é quanto a preocupação do uso de materiais devidamente certificados e legalmente autorizados. Todo material da construção deve ser ao maximo produzido atraves de formas sustentáveis, ecologicamente corretos e que tenham o mesmo seguimento de preservação do meio ambiente. Além de toda preocupação estrutural a A.S. deve ser vista tambem como uma gestão, pois, mesmo apos termino da construção as diferenciações realizadas atraves do projeto devem refletir no habito de vida de quem vai morar em uma edificação sustentável. É preciso adotar medidas e novos habitos para que a iniciativa sustentavel funcione, por exemplo, se no projeto de A.S. existe um sistema de captação de água da chuva, a utilização dessa água deve ser feita pelo proprietário, é ele que vai definir a melhor forma de utilizar a água, se para regar o jardim, se para utilização em limpeza da casa ou qualquer outra finalidade de reutilização.

Já no inicio da obra o responsável pelo projeto deve-se atentar quanto ao posicionamento da edificação, a disposição das janelas de acordo com o deslocamento da iluminação solar e a direção do vento, sendo que, as energias naturais mais utilizadas são a solar como fonte de iluminação e de energia atraves das placas solares e a energia eolica utiliazada principalmente como ventilação do ambiente. Usa-se economizar o uso de energia eletrica ainda com a utilização maior de vidros, tanto como janelas maiores, quanto em paredes e ainda como telhas de vidro aproveitando a iluminação solar maior periodo possível do dia.

Todas as mudanças propostas pela A.S. refletem inclusive após o termino da obra, pois além das alteraçoes estruturais esta ideia de arquitetura visa mudar os habitos de seus futuros moradores proporcionando um estilo de vida ecologicamente correto, outra ideia muito abordada neste campo é sobre a gestão dos residuos gerados tanto pelos moradores quanto na propria obra, uma boa sugestão seria usar residuos de determinado espaço no projeto em outro, como por exemplo residuos de alvenaria para o soterramento de outra area ou o refugo de ceramicas para o revestimento de calçadas. São medidas que alem de representarem uma economia financeira no final da obra ainda contribuem para a redução de gasto de materia prima.

Os projetos que se enquadram dentro das especificações da Arquitetura Sustentável passam por uma avaliação e recebem um selo que corresponde a ideia de sustentabilidade. como a questão Ambiental vem sendo motivo de debates no mundo inteiro e sabendo que a construção civil é responsável pela maior parte de impactos negativos ao meio ambiente, a arquitetura teve que se adaptar as mudanças necessárias para que haja uma transformação nesse cenário. Os critérios de avaliação para uma construção sustentável pode variar de pais para pais principalmente pelo fato de ser algo novo no mercado, mas em síntese todos os critérios correspondem as definições de sustentabilidade. No Brasil é muito utilizado a certificação LEED do USGreen Building (GBC) e em 2008 surgiu a certificação para empreendimentos sustentáveis.

Geralmente projetos sustentáveis se contrapõem aos projetos da arquitetura usual, pois estes seguem traços artísticos e se baseiam em desenhos arquitetônicos modernos, as construções sustentáveis são norteadas por idéias que fazem com que as edificações se tornem cada vez mais parecidas com o meio ambiente natural. A Arquitetura Sustentável (AS) busca sempre maneiras de construir sem causar impactos ambientes ou minimizando os que não são possíveis de ser evitado, outro fator a ser considerado é a viabilização desses projetos não somente ambiental como também econômica e socialmente.

Quanto ao custo de projetos sustentável, se desde a inicialização do projeto for integrado linhas de seguimento da AS se torna viável sem maior custo e após a conclusão pode se resultar em ate 30% de redução de gastos. No entanto, deve-se tomar cuidado com o verdadeiro sentido da Arquitetura Sustentável, pois em alguns casos ficam se atentos quanto ao designer Ambiental e se utiliza muita matéria prima natural, degradando o meio ambiente, desta forma, o termo sustentabilidade perde totalmente o sentido.
ARQUITETURA SUSTENTÁVEL OU CONSTRUÇÃO VERDE

A arquitetura sustentável procura se apropriar de todos os meios possíveis para evitar o choque ambiental que pode ser provocado por uma edificação. Ela é um projeto em constante desenvolvimento, através de incessante inventividade e recursos tecnológicos que permitem, assim, o aprimoramento da realidade do dia-a-dia.

Ela consiste em projetos que buscam novas formas e um renovador aproveitamento do espaço; competente utilização da energia e de sua preservação; emprego de construções anteriormente existentes; pormenorização da matéria-prima usada na edificação; e a defesa dos circuitos naturais durante a realização de obras em uma determinada localidade.

Esta modalidade de arquitetura nasceu na década de 70. Segundo seus parâmetros, uma obra só pode modificar o ambiente que a envolve em mínima escala. Para tanto, os responsáveis pela edificação devem usar em grande parte material de procedência natural, zelando por um emprego lúcido dos bens indispensáveis para a iluminação e a renovação do ar. Assim, atinge-se o objetivo de diminuir os gastos nesse campo.

É importante também verificar cuidadosamente a origem da matéria-prima, exigindo-se certificados de proveniência de cada material; ela deve ser adquirida junto a negociantes legítimos, que também compartilhem do desejo de reduzir os danos ao meio ambiente e a emissão de gases poluentes.

A preocupação em preservar a Natureza durante um processo de construção passa igualmente pela preocupação com o uso de materiais ecologicamente apropriados, os quais são fabricados com o mínimo prejuízo ao ambiente. Entre eles podem ser citados os blocos de terra comprimida, o adobe, tintas não tóxicas, reciclados, madeira acompanhada do respectivo certificado ou de ciclo renovador de pouca duração.

Além de tudo, resta ainda a devida atenção ao procedimento dos profissionais que detêm a permissão para implantar a obra em questão, e à forma como eles lidarão com os restos produzidos pela edificação, para que o espaço ao redor não seja negativamente afetado. O planejamento sustentável aproveita prioritariamente os bens produzidos na região, pois assim não há altos custos com o transporte do material e reduz-se igualmente a emissão de gás carbônico.

Há de se calcular, também, a quantidade de água que será utilizada, pois ela deve igualmente ser racionada através de um planejamento inteligente, com o emprego de inovações tecnológicas como a reutilização de água, emprego de água da chuva, de torneiras e chuveiros equipados com temporizadores ou sensores. Outro elemento essencial é o aquecimento solar da água ou a adoção da energia eólica.

Algumas providências são ideais para quem se preocupa com a preservação ambiental. Situar a residência e as janelas de acordo com a trajetória do sol no horizonte e o rumo do vento, é uma delas. Outra precaução que se pode implementar é a utilização de vidros duplos, os quais permitem que o espaço seja adequadamente iluminado durante o dia, sem que o ambiente se torne muito quente; desta forma há uma ampla redução dos custos energéticos. As construções que seguem todos estes procedimentos são recompensadas com um selo, na proporção das medidas acolhidas pelos construtores, que torna o imóvel bem mais valorizado e qualitativo.

Princípios Básicos da Arquitetura Sustentável 
Deve-se selecionar materiais atóxicos, recicláveis e de preferências reutilizáveis.
Tentar minimizar e reduzir os resíduos gerados.
Otimização no uso dos espaços
Aproveitamento ao Maximo de fontes alternativas como: Luz solar e energia eólica.
Reutilização de águas da chuva.
Avaliação de impactos causados ao meio ambiente em todas as decisões
Uso de ecoprodutos.

Benefícios da Arquitetura Sustentável
Redução dos Custos de investimento e de operação
Satisfação em fazer a coisa certa.

Alguns Materiais que podem ser substituídos:

 Tijolo de adobe (de barro seco ao sol) que pode ser feito na obra.

Bambu, que substitui a madeira e pode ser aplicado em forros, móveis, estruturas de varandas, caramanchões, divisórias e até pisos.

Arquitetura sustentável: telhado verde

Telhados Verdes
Funciona como isolante térmico, retardando o aquecimento dos ambientes durante o dia e conservando a temperatura durante a noite. Além de isolar o calor, absorve cerca de 30% da água da chuva, reduzindo a possibilidade de enchentes nas cidades.

"O Projeto em dimensão sustentável tem maior cuidado com soluções propostas do ponto de vista ecologicamente correto, aprimorando e beneficiando os recursos renováveis existentes."
Ter uma casa que contribua com a preservação do ambiente, é o desejo de muitas pessoas. E uma ótima opção para quem tem casa em ambientes urbanos é a cobertura ecológica, ou telhado verde como é conhecido.

O sistema funciona como isolamento térmico e absorve até 30% da água da chuva. De acordo com a arquiteta Patrícia Popp, “nesse projeto, uma lâmina de água reaproveitada de 4 cm, situada abaixo da grama, ajuda a manter a temperatura interna ainda mais amena. Trata-se de uma solução para locais quentes e com longos períodos de estiagem, já que garante a rega do jardim.”

A cobertura ecológica pode ser inserida sobre casas e edifícios, mas é necessário utilizar impermeabilizante, para somente depois colocar a terra e vegetação desejada. Além de toda a questão sustentável e de reduzir o barulho externo, o telhado verde ainda deixa qualquer cobertura mais bonita.




Bibliografias
  • CORBELLA, Oscar Daniel. Yannas,Simos. Em busca de uma Arquitetura Sustentável para os trópicos - Conforto Ambiental.Rio de Janeiro: . Revan, 2003.
  • MONTENEGRO, Gildo A,1931 - Ventilação e Cobertas: estudo teórico, histórico e descontraído. São Paulo: Edgard Blucher, 1984.
  • CARVALHO JÚNIOR, Roberto de. Instalações Hidráulicas e o Projeto de Arquitetura. 2ª edição - São Paulo: Edgar Blucher, 2009.
  • ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE NORMAS TÉCNICAS. NBR 13.969: Unidades de tratamento complementar e disposição final dos efluentes líquidos - Projeto, construção e operação. Rio de Janeiro, 1997. 60 p.
  • CASTILHO, Wolney; ZANELLA, Luciano; SANTOS, Maria. Sistema de Aproveitamento de Águas Pluviais para Usos Não Potáveis. Revista Técnhe, São Paulo, v 140, p. 99-104, nov. 2008.
  • Divisão de Documentação e Normas - Biblioteca Sistema FIRJAN. Manual de Conservação e Reuso de água na Indústria. 1ª ed. Rio de Janeiro, 2006.
  • Cobertura verde. Revista Arquitetura & Construção, Ed. Abril, agosto 2009.
  • CPELO, Juliana. Construção Sustentável. Revista Arquitetura & Construção. Ed. Abril, Outubro de 2009.
  • Ensaio. Água Doce. Revista Planeta Casa, Ed. Abril, p.04-07, ano 26 nº488.
Postagem Anterior Próxima Postagem