ESPÉCIE DE VEADO RARO É ENCONTRADO NA ESCÓCIA

Um ser raro e considerado místico foi encontrado na principal cadeia montanhosa do Reino Unido, as Terras Altas da Escócia: um veado branco. O animal é considerado mensageiro do "além" pelos antigos celtas e exaltado por seu papel nas lendas sobre o rei Artur.

A associação ambientalista John Muir Trust confirmou a presença do raríssimo cervo na região, através de vestígios encontrados desde o verão europeu passado. Há duas semanas, Fran Lockhart, 45 anos, uma mulher que colabora com a associação, conseguiu fotografá-lo pela primeira vez.

"É magnífico, parecia quase um fantasma ao lado dos outros jovens cervos de pelagem escura com os quais estava. Quando não se move, fica bastante camuflado na neve, parecendo uma rocha coberta de liquens", contou durante entrevista à revista Times.

O animal é considerado mensageiro do "além" pelos antigos celtas
O cervo de pele clara - símbolo de pureza geralmente associado ao mito do unicórnio - vive próximo à costa oeste das Terras Altas, mas sua localização exata é mantida em segredo pelo temor de que caçadores o matem, segundo informações da agência Ansa.

Estima-se que tenha entre seis e sete anos de idade, e segundo os especialistas, sua cor é devida não a uma forma de albinismo, mas a um gene recessivo que reduz drasticamente a pigmentação do pêlo e da pele em animais geralmente escuros, provocando uma síndrome chamada leucismo.

Apesar de a lenda afirmar que uma maldição recai sobre quem ousa ameaçá-lo, o único veado branco registrado nos últimos anos no Reino Unido teve um fim trágico, em outubro de 2007: caçadores o alvejaram na fronteira entre os condados de Cornwall e Devon, e levaram sua cabeça como troféu.

Os habitantes daquela zona o chamavam "Snowy" (relativo à palavra "neve", em inglês) e nunca haviam revelado sua exata localização para protegê-lo.

Please Select Embedded Mode To Show The Comment System.*

Postagem Anterior Próxima Postagem