Verdades e Mentiras Sobre os Sapos

Verdades e Mentiras Sobre os Sapos | Saiba Tudo Sobre os Sapos

Verdades e Mentiras Sobre os Sapos | Saiba Tudo Sobre os Sapos• sapos fazem parte de um grande grupo de animais chamados ANFÍBIOS. Os anfíbios passam uma parte de suas vidas vivendo na água e outra parte na terra.

• Sapos adultos respiram como a gente, pelos pulmões. Antes de um sapo se tornar adulto ele é chamado de girino. Girinos vivem na água e respiram por guelras, como os peixes!

• Sapos comem insetos como moscas e mosquitos, mas também comem peixinhos pequenos, pássaros e alguns comem outros sapos!!

• Sapos não bebem água como os humanos. Em vez disso, eles absorvem líquidos pela pele.Por isso eles sempre estão perto de riachos. Quando eles estão longe dos rios eles absorvem água da própria urina, que fica armazenada na bexiga deles!

• A pele dos sapos é permeável. Isso significa que substâncias como oxigênio, água e também, muitas vezes, perigosas substâncias químicas podem ser absorvidas por suas peles.


• Assim como as cobras, existe um tipo de sapo que troca de pele. Isso é chamado de “muda”. Primeiro o sapo arqueia suas costas até fazer um corte na pele. Com o pé dianteiro ele puxa a pele morta que sai inteira, numa só peça e a come!!

• Sapos ouvem tanto quanto a gente, com a diferença que o tímpano deles fica do lado de fora do ouvido.

• Sapos são animais de sangue frio. Isso significa que a temperatura de seus corpos muda com a temperatura ambiente. Quando o inverno chega, muitos sapos hibernam. Hibernação é como tirar um longo cochilo. Quando um animal hiberna, o coração bate devagar e a respiração também é muito lenta, por isso a temperatura do corpo baixa.O corpo se alimenta de gordura armazenada, até que o tempo fique quente outra vez.

• Sapos machos coaxam para atrair as fêmeas durante a época de acasalamento. Alguns sapos conseguem coaxar mesmo estando debaixo d’água! Sapos têm um saco vocal e quando eles querem coaxar bem alto, enchem esse saco de ar!

• Há mais de 3500 tipos diferentes de sapos!!!

Viu só? SAPOS SÃO UM BARATO!!! Se você achou esses fatos sobre sapos ,fascinantes, continue lendo! Você vai aprender mais sobre sapos e como ser amigo deles!

O Ciclo da Vida
Ciclo de vida é a sequência de mudanças pelas quais um indivíduo passa, resultando na habilidade de reproduzir um outro indivíduo.A maioria dos sapos segue esse princípio básico do ciclo de vida. Primeiro, o sapo macho se agarra às costas da fêmea e coloca suas patas dianteiras em volta dela, como se estivesse dando um grande abraço. A fêmea, então, coloca os ovos. Nesse momento o sapo macho solta seu esperma na água ( pode ser em outros

lugares mas na água é mais comum). Alguns dos espermas vão encontrar os ovos e outros não.Os ovos que têm contato com o esperma serão fertilizados e assim, continuarão a jornada até que se tornem girinos. Os ovos e o esperma que não se encontram, morrem ou são comidos por outros animais.

Alguns sapos colocam só dois ovos mas há os que conseguem colocar até 20.000! Frequentemente os delicados ovinhos ficam grudados entre pedras de riacho ou dentro de tocos de madeira, dentro da água. Às vezes ficam livres, flutuando. Cada ovo contém uma gema, que alimenta o girino, assim como a gema do ovo de galinha, alimenta o pintainho.

Os girinos permanecem dentro do ovo, por diferentes quantidades de tempo. Isso depende da temperatura fora da água e do tipo de sapo. Os girinos não se parecem nada com sapos. Têm o corpo redondo, rabo comprido e não têm pernas! Quando eles vão crescendo, acontece uma espantosa transformação. Pernas e braços começam a crescer e boca começa a alargar. Passam a respirar pelos pulmões em vez de guelras e o girino passa a ser observado fora da água.

Então o rabo desaparece e o girino passa a ser um sapo adulto. Dependendo do tipo de sapo pode levar dias, semanas ou anos para que o ciclo da vida seja completado!

Um sapo pode viver até 40 anos!!

Seja amigo dos sapos! Se você vir ovinhos ou girinos perto de riachos, não os toque!! O ciclo de vida está em andamento para que os sapos cresçam. Se puder, visite o local diariamente e veja as como os ovinho e os girinos vão mudando.

A Vida em a Família dos Sapos
Sapos podem botar muitos, muitos ovos durante suas vidas, apesar de nem todos chegarem a se tornar sapos adultos. Os sapos têm muitas maneiras de proteger seus ovinhos, para dar a cada ovo uma boa chance de sobrevivência. Ovos de sapo e girinos podem ser uma boa refeição para outros animais, pois eles não têm como se proteger das variações climáticas. Veja como alguns sapos adultos tentam proteger suas famílias . É inacreditável o que esses sapos fazem!! Veja só:

• Alguns sapos põem seus ovos dentro de árvores que ficam próximas a riachos e córregos. Assim, quando os girinos arrebentam o ovinho caem direto na água

• Proteger os ovos do Sol é muito importante. Um dos truques que os sapos usam é cobrir os ovinhos com espuma. Assim que os ovos são postos um dos pais bate as pernas traseiras na água com movimentos rápidos, formando uma cobertura de espuma formada pela água, ar e uma secreção que é produzida no corpo dos sapos.

• Muitos sapos que são portadores de veneno, carregam seus filhotes. Assim que os girinos deixam o ovo, correm e grudam nas costas de seus pais, que os levam à parte alta de uma árvore, onde os girinos são depositados em alguma pocinha de água, geralmente dentro de alguma flor!

• Nem todos os sapos seguem esse típico ciclo de vida. Alguns saem do ovo Já como um sapinho, assim como os pintainhos!

• Outro ciclo de vida dos sapos , os caracteriza como VIVÍPAROS, o que significa que eles dão à luz aos sapinhos da mesma maneira que os nascem os filhotes de cachorro e gato!

• Tem outra espécie de sapos que depois que a fêmea põe os ovos o macho fica guardando os ovinhos. Quando os girinos começam a sair da casca o papai sapo os coloca dentro de seu saco vocal até que eles cresçam e se transformem em sapinhos. Aí ele os solta para a vida.

• Tem um outro tipo de sapo cuja fêmea guarda os filhotes no estômago para protegê-los. Assim que eles saem do ovo, ela os expele pela boca!

• Alguns sapos têm uma bolsinhas especiais em suas costas, pra carregar seus ovos até que eles e transformem em sapinhos. Quando o ovo se quebra a mãe abre a bolsinha e põe os filhotes pra fora!

Os Quatro Grupos Básicos de Sapos
Você deve estar se perguntando: “Mas onde é que os sapos vivem”? Bom, eles estão em toda parte! Eles podem sobreviver em todo lugar onde eles consigam permanecer hidratados, seja onde haja água ou umidade. Sapos podem ser classificados em quatro diferentes grupos, de acordo com o lugar onde vivem:

• Sapos Terrestres – são o maior grupo de sapos. Terrestre significa que o sapo vive fora da água. É comum serem encontrados bem longe de onde haja água, apesar de a maioria deles ser encontrada em ambientes úmidos. Eles podem caminhar ou pular. Muitos sapos que têm veneno são terrestres. Suas cores brilhantes servem para alertar os predadores ( animais que comem outros animais) sobre os fato de que eles possuem veneno.

• Sapos Aquáticos – Alguns sapos são estritamente aquáticos. Aquático significa que os sapos vivem somente dentro d’água. Um exemplo é um sapo que vive na África. Ele tem pernas traseiras muito fortes e grandes pés com membranas unindo os dedos, assim como garras nos dedos maiores. Esse tipo de sapo também não tem língua. Pra comer ele abre a boca rente ao chão e empurra a comida pra dentro d a boca com as patas dianteiras!

• Sapos de Árvores - Eles vivem em árvores e são mais comuns em regiões tropicais. Esse tipo de sapo tem um disco bem grosso sob os pezinhos, que os permitem grudar em árvores, folhas e até mesmo em janelas! Há mais de 500 tipos diferentes de sapos de árvores. Alguns medem pouco mais de um centímetro e outros chegam a 7 cm. O sapo de árvore de olho vermelho é um dos muitos exemplos.

• Sapo Subterrâneo – Eles vivem em buracos que eles mesmos fazem com as patas. Esse tipo de sapo vive em área bem secas. Um exemplo é o sapo boi africano. Esses animais podem viver sob a terra por até 2 anos! Eles se protegem por um casulo feito por camadas de pele que eles trocaram.

Sapos Fora do Comum
Você já aprendeu um monte de coisas sobre os sapos. Por isso estamos certos de que você agora acha os sapos animais fascinantes. Mas ainda tem mais!! Veja só quanta coisa interessante vem a seguir:

• O sapo dourado venenoso é brilhante e colorido pra alertar os predadores que eles têm veneno e não devem ser comidos! Eles são tão mortais que podem produzir veneno suficiente pra matar 10 humanos adultos!

• O maior sapo do mundo é chamado de Golias e ele consegue alcançar cerca de 40 cm, ou seja, é maior que esta página!

• O menor sapo do mundo é o sapo brasileiro conhecido entre os cientistas e biólogos como Psyllophryne didactyla. Ele mede só 1 cm !!

• A pele da barriga de alguns sapos é tão fina que dá pra ver o coração deles batendo !

• O maior salto de sapo registrado foi o de um pequeno sapo norte americano que tem apenas 3 centímetros de comprimento, mas esse bichinho pulou 36 vezes seu comprimento, atingindo uma distância de 6 pés!!

• Os sapos de árvores asiáticos têm uma membrana especial entre os dedos dos pés que funcionam como para-quedas, quando eles têm que pular de árvores muito altas.

• Há um tipo de sapo na América do Sul que é um dos mais extraordinários. Ele começa a sua vida como um enorme girino e vai encolhendo conforme fica adulto. Até mesmo o coração desses animais e a barriga, encolhem!!!

* Diferente da maioria dos sapos, o sapo sul africano passa a maior parte de sua vida sob a terra em áreas secas de savanas, indo à superfície somente quando está chovendo. Esses animais não pulam e não nadam. Se caírem na água podem morrer afogados, a menos que ele infle o corpo de ar e flutue até a superfície.

O Sapo e o Meio Ambiente
Sapos desempenham um papel muito importante no meio ambiente. Eles são importantes para o grupo de animais e plantam que vivem ao redor deles. Da mesma maneira que você é importante para a sua comunidade, eles são importantes para a comunidade deles, porque eles têm um trabalho que ajuda o meio ambiente permanecer em equilíbrio. Assim como você tem suas obrigações como ir à escola, por exemplo, os sapos também têm as deles. A função dos sapos é controlar a população de insetos, por exemplo. Quando falamos sobre o tipo de área em que os sapos vivem, como os rios, os pequenos riachos, as árvores ou o deserto, estamos falando do habitat deles. O seu habitat pode ser uma cidade grande, pequena ou mesmo uma área rural. Quando descrevemos a área em que o sapo habita, a vegetação e as plantas que estão no mesmo cenário, estamos falando de ecossistema. Cada planta ou animal de um ecossistema tem um “trabalho”, uma função que é fundamental para que o ecossistema permaneça em equilíbrio.

Nas suas comunidades os sapos desempenham importante papel de predadores na cadeia alimentar. A Cadeia Alimentar é uma sequência de plantas e animais, cada um servindo como um elo. Por exemplo: os gafanhotos comem as plantas, os sapos comem os gafanhotos e as cobras comem os sapos. Isso ajuda a manter o equilíbrio natural entre animais e plantas na Natureza. Cada criatura apenas pega aquilo de que realmente precisa.

Como dissemos acima, um dos importantes trabalhos dos sapos é evitar a superpopulação de insetos. Quando um sapo é retirado de seu habitat pelos humanos, a população de insetos cresce. Áreas onde os sapos foram retirados enfrentam problemas de invasão de milhares de insetos, que acabam com as plantações. Frequentemente fazendeiros usam inseticidas pra acabar com eles. Pesticidas ( ou inseticidas) são produtos químicos usados para acabar com os insetos, mas quando chove, esses pesticidas vão para os rios, os riachos, ficam na terra, envenenando muitos animais, inclusive sapos e seres humanos.

Você já sabe que a pele dos sapos é permeável, por isso eles sofrem muito com a poluição. Os ovos de sapo também são permeáveis, o que significa que os girinos também ficam expostos ao perigo.

Seja amigo dos sapos! Aprenda mais sobre como lutar contra a poluição e manter nosso Planeta limpo! Adote um riacho, ou um pedaço de terra e lute para mantê-lo limpo de poluição. Se você não mora perto de um, ao ver lixo na rua ou em parques , recolha. Isso vai dar exemplo para outras pessoas e evitar que mais esse lixo chegue a rios ou mesmo até o oceano.

O Que Vem Acontecendo Com os Sapos?
Ultimamente as pessoas vêm falando muito sobre o que vem acontecendo com os sapos. A população desses animais vem diminuindo e muitos sapos vêm sendo encontrados apresentando deformidades. Deformidade é quando uma parte do corpo não se desenvolve como deveria. Pesquisadores ainda não chegaram a uma conclusão do por quê, mas há muitas razões que podem ser consideradas.

Alguns herpetologistas, pessoas que estudam répteis e anfíbios, acreditam que a culpa pode ser dos buracos na camada de ozônio . A camada de ozônio é formada por gases que ajudam a proteger a Terra dos efeitos nocivos do raio ultravioleta, proveniente do Sol. As radiações ultravioleta causam câncer de pele nos humanos e muitos pesquisadores acreditam que essa pode ser uma das causas das deformidades e da diminuição da população de sapos. Uma vez que sapos podem por seus ovos na água ou na terra, eles também se expõem aos riscos. Acredita-se que a exposição ao raio ultravioleta pode afetar os sapos quando ainda estão dentro dos ovos. Essa exposição, assim como a chuva ácida podem produzir sapos sem olhos, com três pernas e isso faz com que a vida desses animais seja muito difícil pra eles.

Herpetologistas acreditam que a poluição acarretada por pesticidas e lixo podem também ser um fator. Chuva ácida é formada quando a poluição da fumaça dos carros e das fábricas ficam na atmosfera. A água condensa em volta das partículas de poluição e cai na terra em forma de chuva. Isso é prejudicial não apenas para rios ou sapos, mas também para as plantas e outros animais. Muito do nosso lixo vai parar em rios e lagos e os polui ameaçando os sapos e seus ovinhos. Como os ovos são permeáveis eles podem absorver químicas perigosas vindas com toda a poluição, causando as deformidades. Muitos sapos também têm suas espécies ameaçadas porque seus habitats estão sendo destruídos para dar lugar a estradas, casas e lojas.

Seja um amigo dos sapos! Recicle, reduza, reaproveite! Reciclar é quando o lixo pode ser transformado em alguma coisa que possa ser usada novamente. Por exemplo, latinhas de cerveja e refrigerante podem ser derretidas e usadas novamente.Esse metal derretido vai ser usado para fazer outra latinha . Isso ajuda a diminuir o lixo e, consequentemente, a poluição. Em todas as cidades tem lugares onde compram esse tipo de lixo. Informe-se com seu professor ou peça para seus pais descobrirem isso pra você. Algumas pessoa muito pobres vivem do dinheiro que conseguem vendendo esse tipo de lixo. Você pode ir salvando as latinhas e as embalagens plásticas ( eles também reciclam plástico) e depois dar para essas pessoas. Você vai se sentir útil para sua comunidade e ajudar a manter nosso Planeta limpo e saudável.

Reaproveite as coisas que você compra. Cada vez que a gente compra uma coisa nova, energia e matéria prima retiradas da Natureza foram necessárias pra isso. Você pode guardar um vidro de compota e usar pra guardar suas canetas, pode salvar a sacola de supermercado para carregar coisas de um lugar para o outro. Dessa maneira você estará economizando lixo! Você também pode comprar coisas usadas que são bem mais baratas. Experimente passar um dia sem comprar nada! Você vai ficar surpreso com quanta coisa você costuma comprar sem realmente precisar.

Outra coisa que você pode fazer é pedir pra sua família comprar sabão e detergentes biodegradáveis . Isso significa que a química desses produtos vai se dissolver naturalmente, sem prejudicar o meio ambiente, ou seja, sapos , plantas e outros animais não serão prejudicados. Quando detergentes e sabões não biodegradáveis chegam aos rios, matam os ovos e causam problemas de respiração nos sapos adultos.

Lembre-se de que os sapos são animais selvagens e eles precisam viver em seu habitat natural pra serem felizes. Eles não são bons animais de estimação e é muito difícil dar a eles o que realmente necessitam, dada a grande variedade de hábitos e necessidades de cada tipo de sapo. Se você quer ver um sapo pessoalmente, vá até a um local onde possa observá-los ou mesmo tente conseguir um vídeo sobre sapos em sua locadora ou conseguir fotos na biblioteca de sua cidade. Isso é muito mais interessante que ver um sapo triste dentro de um aquário ou de um viveiro.

www.megatimes.com.br
Postagem Anterior Próxima Postagem