Sapo-Flecha-de-Veneno-da-Amazônia (Dendrobates galactonotus)

Sapo-Flecha-de-Veneno-da-Amazônia (Dendrobates galactonotus)

Sapo-Flecha-de-Veneno-da-Amazônia (Dendrobates galactonotus)Características - colorido vistoso, brilhante, o qual é relacionado com a presença de veneno (alcaloides) em suas peles. Apresentam de 1 a 5 cm de comprimento conforme a espécie. Os animais de colorido mais acentuado são frequentemente os mais perigosos. Esse colorido é um alerta aos predadores eventuais e significa "não toque"! A pele segrega um dos venenos mais violentos do mundo: um quarto de miligrama é suficiente para matar um homem. Além de colorido brilhante, esses animais se distinguem pelas grandes ventosas que têm na ponta de cada dedo.

Habitat: florestas tropicais quentes e úmidas, com vegetação densa

Ocorrência: Amazônia (América Central e do Sul)

Hábitos - O Dendrobates galactonotus tem hábitos diurno e terrestre. Vivem nas folhas de plantas rasas abaixo das árvores como também no chão, em pequenos bandos, sempre perto de riachos e lagoas. Passam o dia em busca de alimento e prevenindo-se de ataques predadores.

Alimentação: insetos

Reprodução: apresentam desova terrestre, posteriormente quando os girinos eclodem, eles são transportados no dorso de um dos pais até um ambiente aquático, onde completam o desenvolvimento. O acasalamento ocorre durante o período das chuvas, de julho a setembro quando a fêmea faz postura de 13 à 25 ovos. Se comportam de forma incomum em relação aos machos da maioria dos sapos, que abraçam as fêmeas fortemente e fecunda os ovos à medida que eles são postos. Algumas espécies desses sapinhos executam uma dança nupcial em que dois parceiros saltam contra o outro, várias vezes seguidas. Mais tarde, a fêmea deposita seus ovos na terra, o macho os fecunda e os coloca em seu próprio dorso. Durante as 2 semanas de choco, o macho retorna várias vezes ao local, para checar os ovos. É aí que os filhotes nascem e passam seus primeiros tempos de vida.

www.megatimes.com.br
Postagem Anterior Próxima Postagem