TERESÓPOLIS, A CIDADE MAIS ALTA DO ESTADO DO RIO

Teresópolis

Teresópolis está a 910 metros de altura e é a cidade mais alta do estado do Rio

Com uma grande quantidade de áreas verdes, a cidade de Teresópolis está localizada no topo da Serra dos Órgãos, cercada de lindas paisagens como rios, cascatas, somadas a uma rica flora e fauna locais, sendo muitas espécies pertencentes à Floresta Atlântica. O clima da região é ameno (tropical superúmido), com temperatura média anual que varia entre 17ºC e 19°C.

Teresópolis – "Cidade de Teresa" – é uma homenagem a Teresa Cristina, esposa de D. Pedro II. A família imperial encantou-se profundamente com as belezas naturais e clima desta bela região serrana, onde em freqüentes visitas e períodos de férias na região, descansavam. As origens de Teresópolis datam, entretanto, da primeira metade do século XIX.

Picos e montanhas protegem a cidade

Cercada pela Serra dos Órgãos e pontuada por picos, a região permaneceu por muito tempo isolada pela muralha de pedra formada pela Serra do Mar e pela mata fechada, que desencorajava os exploradores.

Os primeiros registros de ocupação da região são do século XIX, quando começaram a se instalar as primeiras fazendas. A mais famosa delas foi a do comerciante inglês George March, que se dedicava à criação de gado, cavalos e mulas, além de frutas e verduras, muito apreciadas na capital. 

As belezas naturais atraíam muitos visitantes à fazenda de March, e ele acabou construindo algumas casas para alugar e virou o primeiro empresário de turismo no local. Com a morte do fazendeiro March, suas terras foram divididas e compradas por muitos cariocas, que por volta de 1850, já conheciam Teresópolis como cidade de veraneio. Com a estrada de ferro em 1908 vieram mais turistas; e como não poderia deixar de ser, mais hotéis, granjas, sítios, belos casarões e casas comerciais.

Please Select Embedded Mode To Show The Comment System.*

Postagem Anterior Próxima Postagem