THE FOREST DIALOGUE (TFD)

The Forests Dialogue (TFD)

Histórico: The Forests Dialogue (TFD), formado em 1999, é fruto de diálogos iniciados sob os auspícios do World Business Council for Sustainable Development, The World Bank e The World Resources Institute. Esses diálogos convergiram na criação do TFD quando seus líderes decidiram que havia a necessidade de criar uma plataforma constante de diálogos dirigidos à sociedade civil com diversas partes interessadas para tratar de importantes questões florestais mundiais.
Missão e objetivo: Promover a união de líderes para que sejam criados relacionamentos baseados na confiança, comprometimento e entendimento e, por meio deles, gerar discussões importantes sobre questões-chave relacionadas à gestão florestal sustentável em nível mundial. Os diálogos do TFD são um fórum transparente para dividir aspirações e aprendizados, e buscar maneiras de realizar ações conjuntas tendo como principal prioridade as questões de conservação e gestão florestal.
Comitê Gestor do TFD: Os líderes internacionais de florestas e biodiversidade supervisionam a governança do TFD e o planejamento e a execução dos diálogos. São selecionados como indivíduos, tomando como base seus interesses pessoais e liderança, e não sua posição como representantes oficiais de uma organização ou setor. Atualmente 23 membros do Comitê Gestor do TFD vêem de grandes grupos, incluindo proprietários rurais particulares, indústria de produtos florestais, ONGs ambientais, mercado varejista, organizações assistenciais, sindicatos e instituições de ensino.
Questões e Diálogos: O Comitê Gestor do TDF está desenvolvendo e conduzindo diálogos internacionais de múltiplas partes interessadas sobre as seguintes questões:
]  Certificação Florestal: realizados 5 diálogos;
]  Desmatamento Ilegal e Governança Florestal: realizado 1 diálogo - Próximo diálogo em novembro de 2005;
]  Gestão Florestal Intensiva: primeiro diálogo em junho de 2005;
]  Conservação de Florestas e de Biodiversidade: realizado 1 diálogo - Próximo diálogo em outubro de 2005;
]  Florestas e Redução da Pobreza: primeiro diálogo previsto para início de 2006.
Resultados: Em seu terceiro ano de diálogos com múltiplas partes interessadas, as atividades do TFD levaram a um número positivo de resultados, incluindo:
  • Relacionamentos duráveis desenvolvidos através do Comitê Gestor do TFD. Estes relacionamentos pessoais fomentaram uma série de ações colaborativas pelos seus membros no sentido de restringir situações potencialmente voláteis e resultar em parcerias positivas baseadas no conhecimento compartilhado e na confiança.
  • O TFD convocou o primeiro diálogo entre partes interessadas de sistemas de certificação para aprimorar a ferramenta de certificação através da colaboração em substituição ao conflito. Este processo levou ao primeiro diálogo privado entre executivos dos maiores sistemas de certificação. Diálogos subseqüentes continuaram a desenvolver estas oportunidades.
  • O Diálogo do TFD sobre biodiversidade levou a uma maior colaboração entre ONGs e pesquisadores da indústria florestal no compartilhamento da metodologia e tecnologia de conservação.
Recursos financeiros: O TFD é mantido por uma mistura de núcleos de financiamento específico para o Diálogo. Os mantenedores atuais incluem The World Bank, The Nature Conservancy, The World Business Council for Sustainable Development, IKEA, The Ford Foundation, Aracruz Celulose, Conservation International, Swedish International Development Agency, Forest Products Association of Canada, International Federation of Building and Wood Workers, Weyerhaeuser, WWF, the UK’s DFID, International Tropical Timber Organization.

Please Select Embedded Mode To Show The Comment System.*

Postagem Anterior Próxima Postagem