Garoupa-Gigante (Epinephelus lanceolatus)

Garoupa-Gigante (Epinephelus lanceolatus)

#Garoupa-Gigante (Epinephelus lanceolatus)

A Garoupa-Gigante (Epinephelus lanceolatus) é um peixe de grande porte pertencente à família Serranidae e à subfamília Epinephelinae. Tem como habitat preferencial os fundos rochosos entre 3 e 200 m de profundidade, embora possa ocasionalmente ser encontrado até 300 m.

Essa espécie pode pesar mais de 500 kg e medir 2 m de comprimento, havendo no entanto, relatos de conceituados mergulhadores profissionais que, durante as suas incursões ao mundo subaquático australiano, admitem que esta espécie pode atingir até 800 kg e cerca de 3 m de comprimento nestes mares.

O que mais chama a atenção nestes gigantes, além da sua robustez e imediata impressão de força, são os seus olhos. Extremamente expressivos, ao contrário da maioria dos peixes, provocam no observador humano uma sensação de ficar sem saber quem observa quem.

Como todos os membros da subfamília Epinephelinae, as garoupas-gigantes são hermafroditas protogínicas ou seja, vivem inicialmente como fêmeas e a partir de determinada altura e irreversivelmente, convertem-se em machos.

Uma das particularidades deste fenômeno é que, para que uma garoupa fêmea se transforme em macho, é necessário que exista uma pressão populacional de indivíduos de pequeno tamanho que possa induzir as fêmeas de maior porte para o início do processo de inversão sexual. Assim, se numa dada população de garoupas-gigantes não existirem juvenis, as fêmeas podem nunca chegar a passar a machos.

www.megatimes.com.br
Postagem Anterior Próxima Postagem