Gato-de-Cabeça-Chata (Prionailurus planiceps)

Gato-de-Cabeça-Chata (Prionailurus planiceps)

Gato-de-Cabeça-Chata (Prionailurus planiceps)

O Gato-de-Cabeça-Chata (Prionailurus planiceps) é um pequeno felino selvagem encontrado na Península Malaia, Bornéu e Sumatra. Desde 2008, está listado como "Ameaçado" pela IUCN (União Internacional para a Conservação da Natureza), devido à destruição do seu habitat .

Este felino é muito raro em cativeiro, com menos de 10 indivíduos - todos em zoológicos no sudeste da Ásia - registrados pelo ISIS (International Species Information System) no início de 2010. Como outros felinos de pequeno porte, foi originalmente colocado no gênero Felis, mas agora é considerado uma das cinco espécies Prionailurus.

Descrição
O gato-de-cabeça-chata tem um comprimento (cabeça-corpo) de 41-50 cm, e uma cauda curta de 13-15 cm. Ele pesa 1,5-2,5 kg. A pele grossa é geralmente marrom-avermelhada tingida de cinza, com uma cabeça mais avermelhada e as partes inferiores esbranquiçadas. As pernas são relativamente curtas, e as orelhas são curtas e redondas.

Asim como os guepardos, as garras são parcialmente retráteis. A forma da cabeça é atípica para um felino, o crânio é bastante longo, enquanto a parte superior do crânio, como sugerido pelo seu nome comum e científico, é bastante chata. Os olhos estão estranhamente mais à frente e juntos, em comparação com outros felinos, dando ao animal uma visão estereoscópica melhor. Além disso, os dentes são adaptados para agarrar presas escorregadias, e as mandíbulas são relativamente poderosas. Esses recursos ajudam o gato-de-cabeça-chata capturar e manter presas aquáticas, no qual é tão bem adaptado quanto seu parente próximo: o gato-pescador.

Distribuição e habitat
A distribuição dos gatos-de-cabeça-chata está restrita as florestas tropicais de planície no extremo sul da Tailândia, Península Malaia, Sabah, Sarawak, Brunei Darussalam, Kalimantan e Sumatra. Eles ocorrem principalmente em habitats de água doce perto das áreas costeiras e terras baixas. Mais de 70% dos registros foram coletados a menos de 3 km de distância da água.

O gato-de-cabeça-chata ocorre em florestas primárias e secundárias.

Ecologia e comportamento
O gato-de-cabeça-chata é geralmente considerado um animal noturno, mas as observações de indivíduos em cativeiro sugerem que é crepuscular. Ele caça principalmente rãs, peixes e crustáceos, mas também captura ratos e galinhas. Em cativeiro, eles mostram mais interesse em presas na água do que em terra, sugerindo uma forte preferência para a caça ribeirinha em seu habitat natural.

Tem pré-molares relativamente longos, e é um dos poucos felinos que não é capaz de retrair completamente as garras (os outros são o guepardo, o gato-pescador e o gato-de-iriomote). Estas adaptações combinadas com o seu comportamento tem resultado em comparações com mustelídeos semi-aquáticos, e é conhecida pela facilidade de entrar na água.

Na natureza, os gatos-de-cabeça-chata são solitários, e marcam seu território. Ao contrário de outros felinos, no entanto, eles espirram urina andando para a frente em uma posição agachada, deixando um rastro no chão, ao invés de direcioná-la sobre uma superfície vertical. Eles parecem ter vocalizações semelhantes ao gato doméstico.

No geral, porém, pouco se sabe sobre seu comportamento selvagem, mas um período de gestação de cerca de 56 dias, e uma ninhada de 1-2 filhotes foram relatadas em cativeiro. Indivíduos em cativeiro viveram por 14 anos.

Status
O gato-de-cabeça-chata é considerado ameaçado pela IUCN e listado no apêndice I da CITES. A população total provavelmente está abaixo de 2.500 indivíduos adultos. A perda de habitat e a poluição das águas são grandes ameaças para esse felino. O gato-de-cabeça-chata está totalmente protegido em toda sua área de distribuição, exceto em Brunei, onde esta espécie não tem proteção legal. Avistamentos deste felino geralmente são muito raros.

www.megatimes.com.br
www.klimanaturali.org
Postagem Anterior Próxima Postagem