Felinos (Felídeos) | Características dos Felinos

Felinos (Felídeos) | Características dos Felinos

#Felinos (Felídeos) - Características dos Felinos
Os felinos ou felídeos (latim científico: Felidae) constituem uma família de animais mamíferos digitígrados, da ordem dos carnívoros, dos quais o mais conhecido é o gato. As espécies existentes de felinos pertencem a uma das duas subfamílias: Pantherinae e Felinae.

As espécies de felinos selvagens estão espalhadas pela grande maioria dos continentes, com exceção da Antártida, Austrália e algumas ilhas.

Muitas espécies são encontradas em diversos habitats similares que abrangem alguns continentes, como por exemplo, o leopardo, que pode ser encontrado em savanas e savanas arbustivas da África e Índia e em regiões de grandes altitudes no continente Asiático. A maioria das espécies, entretanto, habita somente um continente. A grande barreira natural do Oceano Atlântico, também serve para dividir as espécies do novo mundo das espécies do velho mundo - com exceção do lince, que pode ser encontrado como subespécies distintas na América do Norte e na Eurásia.

Felinos são animais carnívoros e excelentes caçadores, caçando principalmente à noite.

Cerca de três quartos das espécies vivem em florestas, e geralmente são ágeis escaladores. No entanto, os felinos podem ser encontrados em praticamente qualquer ambiente, com algumas espécies sendo nativas de regiões montanhosas e desertos.

Aparência Física - Os felinos têm um corpo ágil e flexível, com membros musculares. Na grande maioria das espécies, a cauda possui entre um terço e metade do comprimento do corpo, embora existam algumas exceções, como por exemplo: o lince e o gato-maracajá. Os membros são digitígrados com patas almofadadas e garras retráteis.

As várias espécies de felinos variam muito em tamanho. Um dos menores é o gato-de-patas-negras, medindo de 35 a 40 centímetros de comprimento, e o maior é o tigre-siberiano, que pode atingir até 3,5 metros de comprimento e pesar 300 kg.

A pele dos felinos assume muitas formas diferentes, sendo muito mais espessa nas espécies que vivem em ambientes frios, como o leopardo-das-neves. A cor dos felinos também é muito variável, embora a pele marrom à dourada é mais comum na maioria das espécies - normalmente marcada com manchas distintas, listras, ou rosetas. Os únicos felinos que não possuem marcas significativas são o leão, a onça-parda, o caracal e o gato-mourisco (jaguarundi). Algumas espécies apresentam melanismo, em que alguns indivíduos têm a pele totalmente preta.

A língua dos felinos é áspera (coberta por papilas córneas), que ajudam a retirar a carne dos ossos de suas presas.

Características dos felinos - Qual grande felino é o mais forte escalador? Porque os pequenos felinos não rugem? Leia os fatos para descobrir:

Ao contrário dos grandes felinos, os pequenos felinos não rugem. Seu aparelho hioide é formado de ossos muito ligados entre si e com pouca vibração produzindo sons fracos.

O rugido de um leão adulto pode ser ouvido até 8 quilômetros de distância.

O mais forte escalador entre os grandes felinos, um leopardo pode levar presas duas vezes o seu peso para cima de uma árvore.

As listras de um tigre são como impressões digitais, não existem dois animais com o mesmo padrão de listras.

Longas e musculosas, as pernas traseiras do leopardo das neves permitem saltar sete vezes o comprimento do seu próprio corpo em um único salto.

A onça-pintada é conhecida também como jaguar. O nome "jaguar" vem do tupi-guarani e significa "aquele que mata com um salto".

O leopardo-de-amur é um dos animais mais ameaçados do mundo.

A onça-parda e o guepardo compartilham um ancestral.

Os guepardos não rugem como outros grandes felinos. Em vez disso, eles ronronam

Em seu habitat natural, os leões vivem em média de 12 a 16 anos. Em cativeiro, eles podem viver até 25 anos.

Uma fêmea de leopardo-de-amur dá à luz de um a quatro filhotes em cada ninhada.

Os tigres são excelentes nadadores e não evitam a água.

Os leões são os únicos felinos que vivem em grupos.

As onças-pardas são fortes saltadoras, graças as musculosas pernas traseiras que são mais longas que as pernas dianteiras.

Ao contrário dos outros felinos, os leões têm um tufo de pelos na extremidade de sua cauda.

Os tigres são caçados por sua pele, ossos e outras partes do corpo para serem usadas na medicina tradicional chinesa.

O guepardo é o mamífero terrestre mais rápido do mundo. Ele pode atingir velocidades entre 112 e 120 km/h.

Diferente da maioria dos predadores africanos, os guepardos caçam durante o dia. Quando avistam a presa, eles podem acelerar mais rápidos do que um carro: de 0 a mais de 100 km/h em apenas três segundos.

Os leopardos provavelmente sejam os felinos com maior escala geográfica. Eles podem ser encontrados em florestas tropicais, montanhas, savanas e desertos.

O maior felino brasileiro é a onça-pintada e o segundo é a onça-parda.

Os maiores felinos do mundo são: o tigre-siberiano, o leão-africano e a onça-pintada.

www.megatimes.com.br
www.klimanaturali.org
Postagem Anterior Próxima Postagem