Gato-Dourado-Africano (Profelis aurata)

Gato-Dourado-Africano (Profelis aurata)

Gato-Dourado-Africano (Profelis aurata)
O gato-dourado-africano é um felino selvagem de tamanho médio encontrado em florestas tropicais da África Central e Ocidental. Mede cerca de 80 cm de comprimento, e tem uma cauda de cerca de 30 cm. É um parente próximo do caracal e do serval, mas a classificação atual coloca-o como o único membro do gênero Profelis.

O gato-dourado-africano tem cor de pele variável, geralmente variando de canela ou marrom avermelhado ao cinza, embora existam também formas melanísticas. São cerca de duas vezes o tamanho de um gato doméstico. Sua cabeça arredondada é muito pequena em relação ao seu tamanho corporal. Possuem pernas longas, uma cauda relativamente curta, e patas grandes. o comprimento do corpo geralmente varia de 62-101 cm. O comprimento da cauda varia de 16 a 35 cm. Pesa cerca de 8-16 kg, sendo os machos maiores que as fêmeas.

No geral, o gato-dourado-africano lembra o caracal, mas tem um tufo menor nas orelhas e uma cauda mais longa.

Distribuição e habitat
O gato-dourado-africano habita as florestas tropicais do nível do mar a 3.000 m de altitude. Prefere florestas densas e úmidas com vegetação rasteira, e é frequentemente encontrado próximo de rios, mas também pode ser encontrado em florestas de bambu. Ele é encontrado do Senegal no oeste ao Quênia no leste, e em áreas ao norte até a República Centro-Africana e em áreas ao sul como o norte de Angola.

Comportamento e dieta
Devido aos seus hábitos extremamente reclusos, pouco se sabe sobre o comportamento do gato-dourado-africano. Eles são animais solitários, e normalmente são crepusculares ou noturnos, embora eles também já tenham sido observados caçando durante o dia.

O gato-dourado-africano é capaz de escalar, mas caça principalmente no chão. Ele se alimenta principalmente de roedores, mas também inclui em sua dieta aves, pequenos macacos, pequenos antílopes e porcos da floresta.

Gato-Dourado-Africano (Profelis aurata)

Reprodução
O conhecimento dos hábitos reprodutivos do gato-dourado-africano é com base em espécimes em cativeiro. Eles se reproduzem facilmente em cativeiro. A fêmea dá à luz um ou dois filhotes depois de um período de gestação de cerca de 75 dias. Os filhotes pesam 180-235 g, mas crescem e se desenvolvem rapidamente em comparação com outras espécies de felinos de pequeno porte. As fêmeas atingem a maturidade sexual aos 11 meses de idade e os machos aos 18 meses aproximadamente.

Estes felinos podem viver até 12 anos em cativeiro, mas o período de vida em natureza é desconhecido.

Subespécies
Existem duas subespécies de gato-dourado-africano:

    Profelis aurata aurata - do Congo a Uganda
    Profelis aurata celidogaster - em toda a África Ocidental

O gato-dourado-africano é semelhante ao gato-dourado-asiático, mas estudos indicam que isso é devido a evolução convergente, com seus parentes mais próximos sendo o caracal e serval. Além disso, o gato-dourado-asiático pertence ao gênero catopuma enquanto o gato-dourado-africano é o único membro do gênero profelis.

www.klimanaturali.org
Postagem Anterior Próxima Postagem