GATO-DOURADO-ASIÁTICO (Catopuma temminckii)

O gato-dourado-da-asiático, também conhecido como gato-dourado-de-Temminck, é um felino selvagem de médio porte do sudeste asiático. Em 2008, a União Internacional para a Conservação da Natureza e dos Recursos Naturais classificou os gatos-asiáticos como quase ameaçados de extinção, afirmando que a espécie chega perto da qualificação como vulverável devido à caça ilegal e à destruição de habitat, uma vez que as florestas do sudeste asiático estão sofrendo com as taxas mais altas de desmatamento no mundo.

O gato-dourado-asiático mede 66-105 cm de comprimento, com uma cauda de 40-57 cm de comprimento. O peso varia de 9-16 kg.

Vive em todo o Sudeste Asiático, que vai desde o Tibete, Nepal, Butão, Índia, Bangladesh, Miamar, Tailândia, Camboja, Laos, Vietnã, Sul da China até a Malásia e Sumatra. Eles preferem habitats florestais intercalados com áreas rochosas, e são encontrados em florestas tropicais e subtropicais. Às vezes, são encontrados em terrenos mais abertos, como os campos do Parque Nacional Manas em Assam, na Índia. Em altitude, variam de planícies a altitudes de mais de 3.000 m no Himalaia.

Ecologia e comportamento
O gato-dourado-asiático é uma espécie solitária e territorial. Observações anteriores sugerem que é principalmente noturno, mas um estudo de campo em dois espécimes com rádio-colar revelou padrões de atividade arrítmicos dominados por picos de atividade crepuscular e diurnos, com muito menos atividade à noite. O território do macho foi de 47,7 km2 e aumentou mais de 15% durante a estação chuvosa. O território da fêmea foi de 32,6 km2.

Os gatos-dourados-asiáticos podem subir em árvores quando necessário. Caçam aves, grandes roedores e répteis, pequenos ungulados como muntiacs (pequeno veado) e jovens veados sambar. Eles são capazes de derrubar presas muito maiores do que eles, como bezerros de búfalos-da-água domésticos.

Reprodução
Não se sabe muito sobre o comportamento reprodutivo desse felino na natureza. A maioria do que é conhecido, foi aprendido com indivíduos em cativeiro. As fêmeas dos gatos-dourados-asiáticos estão sexualmente maduras entre 18 e 24 meses, enquanto os machos aos 24 meses. Depois de um período de gestação de 78 a 80 dias, a fêmea dá à luz uma ninhada de um a três filhotes. Os filhotes pesam 220-250 g no nascimento, mas triplicam de tamanho ao longo das primeiras oito semanas de vida. Em cativeiro, eles vivem até 20 anos.

Ameaças
Os gatos-dourados-asiáticos habitam alguns dos mais rápidos países em desenvolvimento do mundo, onde são cada vez mais ameaçados pela destruição do habitat, seguido pelo desmatamento e declínio dos animais que fazem parte da sua dieta. Outra grande ameaça é a caça para o comércio ilegal de animais silvestres, que tem o maior potencial para causar dano máximo em tempo mínimo.

Subespécies
Existem três subespécies reconhecidas:

    Pardofelis temminckii temminckii
- Himalaia, sudeste Asiático e Sumatra
    Pardofelis temminckii dominicanorum - sudeste da China
    Pardofelis temminckii tristis - sudoeste da China

Please Select Embedded Mode To Show The Comment System.*

Postagem Anterior Próxima Postagem