GATO-FERRUGEM-PINTADO (Prionailurus rubiginosus)

O gato-ferrugem-pintado é o menor membro da família dos felinos e é encontrado apenas na Índia e Sri Lanka. Ele foi listado como vulnerável pela IUCN (União Internacional para a Conservação da Natureza) em 2002, como o tamanho da população efetiva total está abaixo de 10.000 indivíduos adultos, com uma tendência de queda devido à perda de habitat, e nenhuma subpopulação contém mais de 1.000 indivíduos adultos reprodutores.

O gato-ferrugem-pintado concorre com o gato-de-patas-negras como o menor felino selvagem do mundo. Mede entre 35-48 cm de comprimento, com 15-30 cm de cauda, e pesa apenas 0,9-1,6 kg. O pelo curto é cinza sobre a maior parte do corpo, com manchas enferrujadas sobre o dorso e flancos, enquanto o ventre é branco com grandes manchas escuras.

A cauda de coloração mais escura é grossa e cerca de metade do comprimento do corpo, e as manchas são menos distintas. Há seis estrias escuras em cada lado da cabeça, estendendo-se sobre as bochechas e na testa.

Distribuição e habitat
Os gatos-ferrugem-pintados têm uma distribuição relativamente restrita. Eles ocorrem principalmente em florestas deciduas úmidas e secas, bem como planícies e regiões de arbustos. Preferem vegetação densa e áreas rochosas.

Na Índia, acreditava-se que eles estavam restritos ao sul, mas os registros estabeleceram que eles são encontrados em grande parte do país. Foram observados no Parque Nacional da Floresta de Gir, na Reserva de Tigres Tadoba-Andhari em Maharashtra, na Reserva de Tigres de Corbett em Uttarakhand, na costa leste da Índia, e no leste de Gujarat. Câmeras automáticas revelaram fotos na Reserva de Tigres Pilibhit no Terai Indiano e no Santuário da Vida Selvagem de Nagzira em Maharastra. No oeste de Maharashtra, há uma população reprodutiva de gatos-ferrugem-pintados em uma área dominada pela agricultura, onde as densidades de roedores são altas.

No Sri Lanka, há alguns registros das montanhas e florestas de várzea. Há duas populações distintas, uma na zona seca e outra na zona úmida.

Ecologia e comportamento
O gato-ferrugem-pintado é noturno e parcialmente arborícola, passando o dia dormindo na densa cobertura ou em abrigos, como troncos ocos. Alimenta-se principalmente de roedores e aves, mas também pode caçar lagartos, sapos, ou insetos. Eles caçam principalmente no chão, fazendo movimentos rápidos e correndo para pegar suas presas, eles aparentemente se aventuram em árvores principalmente para escapar de predadores maiores. Assim como outros felinos, eles marcam o seu território através da pulverização de urina.

Reprodução
A fêmea dá à luz a 1-2 filhotes após um período de gestação de 65-70 dias. Ao nascer, os filhotes pesam apenas 60-77 g, e são marcados com linhas de pontos pretos. Atingem a maturidade sexual em torno de 68 semanas. Podem viver por 12 anos em cativeiro, mas sua vida útil na natureza é desconhecida.

Ameaças
A perda do habitat e a expansão agrícola são problemas sérios para a vida selvagem na Índia e Sri Lanka. Embora existam vários registros de gatos-ferrugem-pintados em áreas agrícolas, não se sabe até que grau as populações desse felino são capazes de permanecer em tais áreas. Houve relatos ocasionais de peles de gato-ferrugem-pintado no comércio. Em algumas áreas, eles são caçados para alimentação ou como pragas de animais.

Devido à sua natureza carinhosa são capturados para serem animais de estimação.

Subespécies
    Prionailurus rubiginosus rubiginosus - Índia
    Prionailurus rubiginosus phillipsi - Sri Lanka

Please Select Embedded Mode To Show The Comment System.*

Postagem Anterior Próxima Postagem