GATO-MARACAJÁ (Leopardus wiedii)

O gato-maracajá é um felino nativo de América Central e América do Sul. É um animal solitário e noturno, que prefere áreas remotas de florestas tropicais.

O gato-maracajá é muito semelhante a jaguatirica na aparência, embora a cabeça seja um pouco mais curta, os olhos maiores, e cauda e pernas mais longas. Pesa cerca de 2,6-4 kg, mede 48-79 cm de comprimento, e tem uma cauda de 33-51 cm.

Mais notavelmente, o gato-maracajá é um escalador muito mais hábil do que seus parentes, e as é vezes chamado de jaguatirica-da-árvore por causa dessa habilidade. Considerando que a jaguatirica persegue suas presas principalmente no chão, o gato-maracajá pode passar toda a sua vida nas árvores, saltando e correndo atrás de pássaros e macacos pelas copas das árvores. É bastante ágil, os seus tornozelos podem virar até 180 graus.

Distribuição e habitat
O gato-maracajá é encontrado do sul do México, pela América Central e no norte da América do Sul a leste dos Andes. A parte sul da sua área de distribuição atinge o Uruguai e norte da Argentina. Eles são encontrados quase exclusivamente em áreas de florestas densas, que vão desde florestas tropicais até florestas tropicais secas e florestas nebulosas de altitude. O gato-maracajá, algumas vezes, também foi observado em plantações de café e cacau.

Dieta
Alimenta-se de pequenos mamíferos (as vezes incluindo macacos), aves, ovos, lagartos e pererecas. Também pode comer grama e outras vegetações, provavelmente para ajudar a digestão. Um relato de 2006 sobre um gato-maracajá perseguindo um esquilo em seu ambiente natural confirmou que o gato-maracajá é capaz de caçar sua presa em árvores. No entanto, o gato-maracajá às vezes caça no chão.

Comportamento
Gatos-maracajás são principalmente noturnos, embora em algumas áreas, eles também foram observados caçando durante o dia. Eles preferem passar a maior parte de suas vidas nas árvores, mas também andam no chão, especialmente quando se deslocam entre zonas de caça. Durante o dia, descansam em galhos relativamente inacessíveis.

Como a maioria dos felinos, eles são solitários, geralmente só se encontram na época de acasalamento. Eles são esparsamente distribuídos, mesmo dentro de seu ambiente natural, ocupando territórios relativamente grandes de 11-16 km2. Eles usam marcação de cheiro para marcar seu território, incluindo pulverização de urina e deixando marcas de arranhões no chão ou em galhos.

Reprodução e ciclo de vida
A gestação dura cerca de 80 dias, e resulta no nascimento de apenas um filhote (ou, muito raramente, dois), geralmente entre março e junho. Os filhotes pesam 85-170 g quando nascem. Isso é relativamente grande para um pequeno felino, e provavelmente está relacionado ao longo período de gestação. Os filhotes abrem os olhos em torno de 2 semanas de idade, e começam a ingerir alimentos sólidos em 7-8 semanas.

O Gato-maracajá atinge a maturidade sexual em 12-18 meses de idade, e pode viver até 24 anos em cativeiro.

Subespécies
Estas são as subespécies atualmente reconhecidas:

    Leopardus wiedii wiedii - leste e centro do Brasil, Paraguai, Uruguai, norte da Argentina
    Leopardus wiedii amazonicus - oeste do Brasil, interior do Peru, Colômbia e Venezuela
    Leopardus wiedii boliviae - Bolívia
    Leopardus wiedii cooperi - norte do México
    Leopardus wiedii glauculus - região central do México
    Leopardus wiedii nicaraguae - Honduras, Nicarágua, Costa Rica
    Leopardus wiedii oaxacensis - sul do México
    Leopardus wiedii pirrensis - Panamá, Colômbia, Equador, Peru
    Leopardus wiedii salvinius - Guatemala, El Salvador
    Leopardus wiedii yucatanicus - Yucatán

Please Select Embedded Mode To Show The Comment System.*

Postagem Anterior Próxima Postagem