Babuíno-Gelada (Theropithecus gelada)

Babuíno-Gelada (Theropithecus gelada)

Babuino-Gelada  (Theropithecus gelada)
O gelada, conhecido também como babuíno-gelada, é uma espécie de macaco do Velho Mundo, e assim como os seus parentes próximos, os babuínos (gênero Papio), é em grande parte terrestre, passando a maior parte do tempo forrageando em pastagens.

Embora muitas vezes chamados de babuínos-gelada, esses macacos de fato pertencem a um gênero separado e não são babuínos verdadeiros. Eles são na verdade os únicos membros de seu gênero - Theropithecus.

O gelada é um primata grande e robusto. Seu corpo é coberto de pelos grossos de cor amarelada ao marrom escuro. Machos adultos têm um "manto" de pelos longos e espessos em suas costas. O gelada tem um rosto sem pelos, com um focinho curto, mais parecido ao de um chimpanzé do que o de um babuíno. Também pode ser fisicamente distinguido de um babuíno pela mancha brilhante de pele em seu peito. Essa mancha tem formato de ampulheta. Nos machos é vermelha brilhante e cercada por pelos brancos; nas fêmeas é muito menos pronunciada.

Existe dimorfismo sexual nessa espécie: os machos pesam em média 18,5 kg, enquanto as fêmeas são menores, com peso médio de 11 kg. Ambos os sexos tem um comprimento médio (cabeça-corpo) de 50-75 cm, e a cauda tem um comprimento que varia de 30-50 cm.

O gelada tem várias adaptações para o seu estilo de vida herbívoro e terrestre. Ele tem dedos pequenos e resistentes adaptados para puxar grama, e pequenos dentes incisivos adaptados para mastigar. O gelada tem um andar exclusivo, usado durante a alimentação. Ele agacha sobre suas pernas e se move deslizando seus pés sem mudar a sua postura.

Esses macacos são encontrados apenas nas altas montanhas do planalto central da Etiópia, com a maioria da população no Parque Nacional das Montanhas Simien. Vivem em elevações de 1.800-4.400 m de altitude, utilizando os penhascos para dormir e pastagens da montanha para forragem. As áreas montanhosas onde vivem tendem a ser mais frias e menos áridas do que as áreas de planícies. Assim, os geladas normalmente não sentem os efeitos negativos que a estação da seca tem sobre a disponibilidade de alimentos.

Os geladas são os únicos primatas que são principalmente graminívoros e pastadores - até 90% de sua dieta é composta por grama. Eles também comem flores e raízes, quando há disponibilidade. Consomem também ervas, pequenas plantas, frutas e ervas daninhas. Os geladas consomem seus alimentos mais como ungulados do que primatas, e podem mastigar os alimentos de forma tão eficaz como as zebras.

São animais primariamente diurnos. À noite, eles dormem nas bordas dos penhascos. Ao nascer do sol, eles deixam os penhascos e viajam para os topos dos planaltos para se alimentar e socializar. Vivem em uma complexa sociedade de múltiplos níveis semelhante à do babuíno-sagrado.

As fêmeas normalmente dão à luz a um único filhote por vez, depois de uma gestação de cinco a seis meses. As fêmeas atingem a maturidade sexual por volta dos quatro ou cinco anos de idade, e os machos de cinco a sete anos. Podem viver cerca de 20 anos.

Existem duas subespécies de gelada: T. g. gelada - gelada-do-norte, e o T. g. obscurus - gelada-do-sul, conhecido também como gelada-do-leste e gelada-de-heuglin.

Fontewww.terraselvagem.com
Postagem Anterior Próxima Postagem