Águia-Marinha-de-Steller (Haliaeetus pelagicus)

Águia-Marinha-de-Steller (Haliaeetus pelagicus)

Águia-Marinha-de-Steller (Haliaeetus pelagicus)A Águia-Marinha-de-Steller (Haliaeetus pelagicus) é uma grande ave de rapina da família Accipitridae. É a maior ave no gênero Haliaeetus e uma das maiores aves de rapina do mundo.

Essa grande ave de cor castanho-escuro tem um grande e forte bico amarelo. As penas dos ombros, cauda e pernas são de cor branca. Em média, tem um comprimento que varia de 85 a 105 cm e uma envergadura entre 1,95 e 2,5 m. As fêmeas normalmente pesam de 6,8 a 9 kg, enquanto os machos são mais leves, com um peso de 4,9 a 6 kg.

A águia-marinha-de-steller se alimenta principalmente de peixes, especialmente de salmão (Onchorhynchus spp.). Como a maioria das águias Haliaeetus, caçam peixes quase que exclusivamente em águas rasas. Além de peixes, também caçam aves aquáticas (incluindo patos, gansos, cisnes, grous, garças e gaivotas), mamíferos diversos, caranguejos, mexilhões, lulas e carniça.

As águias-marinhas-de-steller começam a construir seus grandes e volumosos ninhos nas árvores no final de fevereiro e início de março. Os primeiros ovos são colocados em meados de abril, e após um período de incubação de 39-45 dias, nascem de um a três filhotes. Normalmente apenas um filhote sobrevive. Essas águias atingem a maturidade sexual por volta dos 4-5 anos e a plumagem de adulto aparece por volta dos 8-10 anos.

Habita penhascos costeiros e estuários; mais para o interior, habita locais próximos a rios e lagos.

A águia-marinha-de-steller se reproduz no leste da Rússia, em torno do Mar de Okhotsk e na Península de Kamchatka. Um pequeno número de águias permanece em Kamchatka durante o inverno, mas a maioria migra para o sul para as ilhas japonesas de Hokkaido e Kuril. Essa espécie também é vista ocasionalmente na China, Coréia do Norte e Coréia do Sul.

Fontewww.terraselvagem.com
Postagem Anterior Próxima Postagem