Leopardo das Neves (Uncia uncia)

Leopardo das Neves (Uncia uncia)

Uncia uncia
O leopardo-das-neves é um felino moderadamente grande, de hábito solitário e que vive entre 3.000-5.500 m de altitude nas montanhas rochosas da região Central e Sul da Ásia. Sua natureza secreta significa que seus números exatos são desconhecidos. Segundo a Snow Leopard Trust estima-se que existam entre 3.500-7.000 leopardos-das-neves na natureza e entre 600-700 em zoológicos no mundo inteiro.

Leopardos-das-neves são menores que os outros grandes felinos, mas, como eles, exibem uma variedade de tamanhos, geralmente pesando entre 27-55 kg. O comprimento do corpo varia entre 75-130 cm, mais uma cauda com cerca de 75-90% do comprimento do seu corpo.

O leopardo-das-neves possui diversas adaptações para viver em ambientes frios e montanhosos. Seu corpo é robusto, sua pele é grossa, e suas orelhas são pequenas e arredondadas, que ajudam a minimizar a perda de calor. Suas patas são largas, que distribui melhor o seu peso para andar na neve. A cauda do leopardo-das-neves é longa e flexível, ajudando-o a manter o equilíbrio, que é muito importante nas áreas rochosas. Sua cauda também é muito espessa devido ao armazenamento de gordura e densamente coberta de pelos que lhe permite ser usada como uma manta para proteger seu rosto quando dorme.

Leopardo das Neves (Uncia uncia)

Comportamento
Um leopardo-das-neves vive dentro de um amplo e bem definido território, mas não defende seu território de forma agressiva quando invadido por outros leopardos-das-neves. Seu território varia muito em tamanho. No Nepal, onde as presas são abundantes, o território pode ser pequeno com cerca de 12-40 km2 e até 5-10 animais são encontrados aqui por 100 km2; enquanto que em habitats com poucas presas, uma área de 1.000 km2 suporta apenas 5 destes felinos.

Como outros felinos, os leopardos-das-neves usam marcas de cheiro para definir o seu território. Estes são mais comumente produzidos pela raspagem do solo com as patas traseiras antes de depositar a urina ou fezes, mas também pulverizam a urina em rochas.

Leopardos-das-neves são crepusculares, sendo mais ativos ao amanhecer e ao entardecer. São conhecidos por serem extremamente secretos e bem camuflados.

Caça e dieta
Os leopardos-das-neves são carnívoros e caçam ativamente suas presas. Assim como outros felinos, são oportunistas, comem qualquer carne que encontram, inclusive carniça e animais domésticos. Eles podem matar animais com cerca de três vezes o seu tamanho, como o carneiro-azul-himalaio, tahr-himalaio e o markhor (uma grande espécie de cabra-selvagem), mas podem caçar presas muito menores, como lebres e pássaros.

O leopardo-das-neves pode atacar animais domésticos, o que gera conflito direto com os seres humanos. Os pastores matam leopardos-das-neves para impedi-los de atacar os seus animais. Não há relatos de ataques desse felino a seres humanos, e parecem estar entre os menos agressivos de todos os grandes felinos.

Leopardo das Neves (Uncia uncia)

Reprodução e ciclo de vida
O acasalamento ocorre geralmente no final do inverno. O período de gestação é de 90-100 dias e os filhotes nascem entre Abril e Junho. A fêmea dá à luz uma ninhada de 1-5 filhotes, que pesam 320-567 g. Os filhotes permanecem com a mãe até se tornarem independentes, após cerca de 18-22 meses. Uma vez independentes, eles podem se dispersar por distâncias consideráveis, mesmo atravessando grandes extensões de terreno plano para procurar novos locais de caça. Isso provavelmente ajuda a reduzir a endogamia que seria comum em seus ambientes relativamente isolados. Os leopardos-das-neves se tornam sexualmente maduros aos 2-3 anos, e normalmente vivem por 15-18 anos, embora em cativeiro eles podem viver por até 21 anos.

Ameaças
O leopardo-das-neves está listado como "ameaçado de extinção" na Lista Vermelha de Espécies Ameaçadas da IUCN (União Internacional para a Conservação da Natureza). Grande parte do declínio da população é atribuída à caça pela muito cobiçada pele, e pelos ossos que são usados na medicina chinesa. O conflito humano é outro fator que afeta a sua sobrevivência, pois atacam ovelhas, cabras, cavalos e bezerros de iaques.

Leopardo das Neves (Uncia uncia)

www.megatimes.com.br
Postagem Anterior Próxima Postagem