LEOPARDO-NEBULOSO-DE-BORNÉU (Neofelis diardi)

O leopardo-nebuloso-de-bornéu, conhecido também como pantera-nebulosa, é um felino selvagem encontrado em Bornéu e Sumatra. Em 2006, ele foi classificado como uma nova espécie, distinta da Neofelis nebulosa - o leopardo-nebuloso do continente.

Em 2008, a IUCN (União Internacional para a Conservação da Natureza) classificou a espécie como vulnerável, com uma população total efetiva estimada em menos de 10.000 indivíduos adultos, e uma tendência decrescente da população.

O nome leopardo-nebuloso-de-bornéu foi divulgado pela WWF em Março de 2007, citando o Dr. Stephen O'Brien, do Instituto Nacional do Câncer dos Estados Unidos, dizendo: "Resultados de exames genéticos indicam claramente que o leopardo-nebuloso-de-bornéu deve ser considerado uma espécie separada".

Características
O leopardo-nebuloso-de-bornéu  é o maior felino de Bornéu, e tem um corpo robusto, pesando cerca de 12 a 25 kg. Os dentes caninos têm 2 polegadas (5,1 cm) de comprimento, que, em proporção ao comprimento do crânio, são mais longos que os de qualquer outro felino existente. Sua cauda pode crescer tanto quanto o tamanho do seu corpo, auxiliando o equilíbrio.

Os leopardos encontrados em Bornéu e Sumatra têm desenhos em forma de pequenas "nuvens", com várias manchas diferentes dentro delas e a pele é mais escura. Já o leopardo-nebuloso do continente tem "nuvens" maiores na pele, com uma quantidade menor de manchas, muitas vezes de cores desbotadas. Eles são mais claros, de um tom marrom-amarelado.

Distribuição e Habitat
O leopardo-nebuloso-de-bornéu provavelmente está restrito a Bornéu e Sumatra. Em Bornéu, eles ocorrem em florestas tropicais baixas, e em menor densidade, em florestas pantanosas. Os registros em Bornéu estão abaixo de 1.500 m de altitude. Em Sumatra, eles parecem ser mais abundantes em áreas montanhosas. Ainda não se sabe se existem leopardos-nebulosos-de-bornéu nas Ilhas Batu perto de Sumatra.

Entre março e agosto de 2005, rastros de leopardos foram registrados durante uma pesquisa de campo na Reserva da Vida Selvagem de Tabin em Sabah. O tamanho da população na área da pesquisa  (56 km2) foi estimada em cinco indivíduos, com base numa análise de captura-recaptura de quatro animais confirmados e diferenciados por suas pegadas, com uma densidade estimada em 8 a 17 indivíduos por 100 km2. A população em Sabah é estimada em cerca de 1.500-3.200 indivíduos, com apenas 275-585 deles vivendo em reservas totalmente protegidas que são grandes o suficiente para manter uma população viável a longo prazo de mais de 50 indivíduos.

O primeiro vídeo documentado de um leopardo-nebuloso-de-bornéu foi feito em junho de 2009 em Sabah.

Em Sumatra, leopardos-nebulosos-de-bornéu ocorrem provavelmente em densidades muito menores do que em Bornéu.

Please Select Embedded Mode To Show The Comment System.*

Postagem Anterior Próxima Postagem