LINCE-DO-CANADÁ (Lynx canadensis)

O lince-do-canadá, conhecido também como lince-canadense é um felino nativo da América do Norte e um parente próximo do lince-euroasiático (Lynx lynx). No entanto, em algumas características é mais próximo do lince-vermelho (Lynx rufus) do que do lince-euroasiático.

A aparência do lince-do-canadá é semelhante a do lince-euroasiático: o pelo denso é marrom prateado e podem apresentar marcas escuras. No verão, sua pelagem assume uma coloração marrom mais avermelhada. Tem uma cauda curta com uma ponta negra, e longos tufos peludos em suas orelhas. Suas pernas longas com patas largas e peludas ajudam a andar através da neve profunda. Ele é menor que seu primo euroasiático. Seu peso médio varia de 8-11 kg e 80-105 cm de comprimento. Os machos são maiores que as fêmeas.

Comportamento
O lince-do-canadá é um animal secreto e principalmente noturno, embora possa estar ativo em qualquer hora do dia. Eles se abrigam em áreas de floresta particularmente densa. Em regiões onde seu território se sobrepõe ao de outros predadores, como linces e coiotes, eles tendem a caçar em áreas com cobertura mais profunda de neve, ou em grandes altitudes.

Embora normalmente solitário, às vezes pequenos grupos podem ser observados andando juntos. O lince percorre de 2-5 km por dia, e portanto, necessita de um grande território. O tamanho médio do seu território varia de 15-50 km2, mas são altamente variáveis, e já foram relatados extremos de 3-783 km2. Quando o alimento se torna escasso, o território do lince aumenta.

Como outros felinos, o lince-do-canadá faz marcação de cheiro para indicar o seu território. Os adultos normalmente depositam fezes em cima da neve ou em tocos de árvores e outros locais de destaque, e freqüentemente pulverizam a urina para marcar seu território.

Caça e dieta
O lince-do-canadá se alimenta predominantemente de lebres, que normalmente compõem 60-97% de sua dieta. No entanto, especialmente no verão, eles também comem roedores e aves, e às vezes caçam presas maiores, como cervos. Como muitos felinos, comem carniça quando houver disponibilidade.

O lince-do-canadá caça a cada 1-2 dias e consome cerca de 600 a 1.200 g de alimento por dia. Caçam tanto por emboscada quanto procurando ativamente suas presas, variando as suas táticas, dependendo do terreno e abundância relativa das espécies de presas. Se o lince não capturar suas presas dentro dos primeiros segundos, ele geralmente desiste da perseguição para conservar energia.

Se o lince matar um animal maior e não puder consumi-lo de uma só vez, ele irá arrastá-lo para uma área mais escondida, como um arbusto ou sob uma rocha e, em seguida, irá cobrir o animal morto com folhas e voltar a consumi-lo mais tarde. Tal comportamento é particularmente comum quando a presa é abundante. Embora os linces-do-canadá sejam normalmente caçadores solitários, fêmeas e filhotes já foram vistos caçando juntos em ataques coordenados.

Reprodução e ciclo de vida
A época de reprodução do lince-do-canadá dura apenas um mês, de março a maio, dependendo do clima local. O período de gestação dura cerca de 64 dias. As ninhadas contêm de 1-8 filhotes, e tendem a ser muito maior quando as presas são abundantes. Isto sugere um maior grau de flexibilidade reprodutiva do que em outros felinos. Quando os filhotes nascem em anos de escassez, no entanto, a mortalidade infantil pode ser muito alta, cerca de 95%.

Os filhotes pesam entre 175-235 g quando nascem. São cegos e indefesos pelos primeiros 14 dias, e são desmamados em 12 semanas. Quando abrem os olhos, eles são de uma cor azul brilhante, mas à medida que crescem, os olhos tornam-se marrom-castanho.

As fêmeas atingem a maturidade sexual em 10 meses, embora muitas vezes atrasam por mais um ano, enquanto os machos atingem a maturidade aos 2-3 anos. Podem viver até 14 anos em cativeiro, embora a expectativa de vida provavelmente seja muito menor na natureza.

Distribuição e habitat
O lince-do-canadá é encontrado em florestas do norte em quase todas as regiões do Canadá e Alaska. No entanto, não está presente nas regiões relativamente desarborizadas das Grandes Planícies e na costa do norte, que estão fora da área natural da lebre-americana.

Subespécies
    Lynx canadensis canadensis
    Lynx canadensis mollipilosus
    Lynx canadensis subsolanus



Please Select Embedded Mode To Show The Comment System.*

Postagem Anterior Próxima Postagem